Nesta edição: Editorial sobre o filme brasileiro do JASPION. E ainda: Tanzaburo Tojima quer ser um Kamen Rider!, Hatsune Miku, PaleNeØ, Spectreman e mais!

EDITORIAL: E O FILME BRASILEIRO DO JASPION?
Recentemente, o canal Geek Cultural postou uma entrevista com o empresário Nelson Sato, da Sato Company, onde ele comentou sobre o aguardado filme brasileiro do Jaspion. Recomendo que se assista primeiro à entrevista, antes de ler as considerações sobre o assunto.
O empresário diz que gostaria de começar a filmar no segundo semestre, caso tenha um bom elenco e um bom roteiro até lá. Porém, é complicado dizer uma coisa dessas, pois sem um roteiro definido ele não tem ideia sobre estúdios e locações necessários para as tais filmagens.
O projeto do filme nacional do Jaspion foi anunciado em 2018, e ainda não existe um roteiro definido (ou aprovado). Segundo anúncio em 2019, o filme será escrito e dirigido pelo cineasta Rodrigo Bernardo, mas não se sabe o que ele fez até o momento, e nem se ainda está no projeto. Relembre o que se dizia sobre o projeto em 2020 (texto atualizado em abril de 2024).
Mesmo com a anunciada entrada do produtor Shinichiro Shirakura da Toei Company, este continua sendo um projeto de filme brasileiro, com equipe e elenco locais. Ao menos até o momento.
As filmagens e locações são um grande problema, e que só começarão a ser considerados após existir um roteiro aprovado pela Toei. Porém, contratar gente para a pré-produção implica em ter verba para isso, e o filme ainda não captou os recursos imaginados pelo empresário.
Somente com um orçamento fechado e disponível, mais o roteiro pronto, será possível dimensionar como serão as filmagens, levando em consideração todos os recursos técnicos, financeiros, mão-de-obra especializada e a disponibilidade de todos os profissionais que deverão ser engajados na produção. Não se sabe nada disso, e um roteiro e elenco dos sonhos não vão brotar de uma hora para outra.

Não há sequer um plot definido que dê um norte ao projeto. Seria uma continuação, um reboot ou o quê? Haverá um novo Jaspion conectado com o original (como um sucessor), ou o será o Jaspion de um universo paralelo? O diretor dizia em 2020 que começaria a partir de onde a série original parou, após o último episódio. Isso ainda está de pé, é algo definitivo?
Dentre as pessoas que possivelmente iriam ao cinema, quantos sabem que o ator original saiu da área artística e não volta ao papel de forma alguma? Como Jaspion dialoga com o grande público, não apenas o nicho mais hardcore, muitas explicações terão que ser dadas. Somente o nicho mais fanático não sustentará um filme para cinema, pois altos investimentos exigem alto retorno.
Acredito que um projeto dessa magnitude, aqui no Brasil, somente seria possível com uma animação em CGI. Tem gente capacitada para isso no país, e o orçamento seria mais razoável, sem contar o fato de que, em um estúdio fechado, seria muito mais fácil o controle das etapas de produção. Depois, seria trazer o máximo de dubladores originais para fazer as vozes. Usar a trilha sonora clássica, remasterizada ou com novos arranjos, também daria a carga nostálgica que o público anseia. As lutas principais poderiam ser coreografadas e filmadas como em um live-action, para servirem de base para os personagens digitais. A coreografia de ação é parte fundamental de uma produção sobre o Jaspion e deve ser tratada com prioridade, seja em live-action ou animação.
Enfim, muita coisa pode ser feita para tornar a produção de um longa do Jaspion no Brasil algo realizável, e não uma promessa otimista renovada de tempos em tempos, mas que nunca sai da estaca zero em termos de avanço real. É um projeto que pode dar certo um dia, mas que hoje vive de retórica, amparado pela ingenuidade e boa vontade de muitas pessoas do fandom. Enfim, se sair um dia, que seja um bom filme, mas qualquer bom produto começa com um planejamento realista, executável e transparente.
No final da entrevista, o empresário rebateu as críticas sobre a demora com a produção, dizendo que "Fazer filme é mais difícil que fazer pastel." Que bom que alguém já percebeu isso.
[ 1 ] Quem quer ser um Kamen Rider?
Um homem de meia-idade chamado Tanzaburô Tojima alimenta, desde a infância, o sonho de ser um Kamen Rider, seu herói favorito da TV. Quando bandidos usando máscaras similares às da Organizaçaõ SHOCKER, começam a agir, ele sente o chamado do dever e resolve se tornar um justiceiro. Essa é a premissa do mangá Tojima Tanzaburo wa Kamen Rider ni Naritai ("Tanzaburo Tojima Quer Ser Um Kamen Rider"), de Yokusaku Shibata, que estreou na revista mensal HERO´S em 2018. É material licenciado oficialmente junto à Toei Company e à Ishimori Productions, sendo voltado ao público adulto.

Com uma ambientação realista, a obra mostra um homem perturbado perseguindo a fantasia de ser um super-herói. O fato da máscara ficar pequena em seu rosto enfatiza que o produto foi lançado para crianças, mas ele se recusa a sentir nostalgia, pois quer viver aventuras como seu herói.
Recentemente, foi anunciada uma adaptação em animê pela Raiden Films, que lançou um teaser no dia 24 de março.
A composição da série é de Doko Machida, character design por Cindy H. Yamauchi, trilha sonora por TeddyLoid e direção geral de Takahiro Ikezoe. A data de estreia ainda não foi divulgada, mas será ainda em 2025.
[ 2 ] Conheça a banda PaleNeØ
A banda de rock PaleNeØ, que começou sua carreira em 2022, lançou seu primeiro EP (maxi-single), intitulado Raison d´etre, no último dia 26. São três novas canções e suas respectivas versões instrumentais para karaoke. O lançamento do novo material ocorre apenas 3 meses depois do lançamento de SCØRE, seu primeiro álbum.
Formado por Hohomi (vocais), Ayari (guitarra), Reoto (guitarra e vocais) e Yona (baixo), o grupo já tem uma sólida estrutura empresarial. Sem baterista fixo, elas utilizam músicos contratados para as gravações e shows.
As garotas estão em uma mini-turnê que começou em 15 de março e vai até 11 de maio, com sete shows. O vídeo com a canção que dá nome ao EP tem direção de Ryoji Hattori. O novo trabalho está disponível em diversas plataformas digitais.
"Raison d´etre"
Letra: REOTO / Melodia: asanuko Intérprete: PaleNeØ
[ 3 ] Isao Sasaki internado:
Conforme divulgado no último dia 17 de março, o cantor, ator e dublador japonês Isao Sasaki segue internado, após ter sofrido complicações de saúde decorrentes de uma pneumonia intersticial.

Aos 83 anos, ele é conhecido principalmente por ter cantado o tema de abertura e encerramento originais da Patrulha Estelar, além de Gatchaman, The Ultraman e várias outras produções. Como ator, seu trabalho conhecido no Brasil foi o do Professor Nambara, em O Fantástico Jaspion. Que o grande Isao Sasaki tenha uma boa recuperação!
[ 4 ] Sobre o filme de Hatsune Miku:
Em maio, um circuito limitado de cinemas no Brasil irá exibir o animê COLORFUL Stage! O Filme: Uma Miku Que Não Sabe Cantar, com uma aventura da personagem que surgiu como uma vocalóide (cantora virtual) e tem milhões de fãs pelo mundo.

O enredo conta a história de adolescentes que descobrem Sekai, um mundo paralelo feito dos sentimentos das pessoas. Existem vários Sekais, onde vivem cantores virtuais, com Hatsune Miku sendo a principal deles. Porém, um desses mundos tem uma Hatsune Miku que lamenta por sua voz não conseguir chegar até as pessoas que ela gostaria. O roteiro é baseado na história do jogo para celular Hatsune Miku: COLORFUL Stage!, criado pela empresa Colorful Palette e distribuído pela SEGA.
Com roteiro de Yoko Yonaiyama, direção de Hiroyuki Hata e animação pelo estúdio P.A. Works, o filme arrecadou, em um mês de exibição, cerca de um bilhão de ienes, ou cerca de 6 milhões e 676 mil dólares. Trata-se de uma excelente marca para os padrões japoneses.
O longa estreou nos cinemas japoneses no dia 17 de janeiro de 2025, enquanto nos EUA irá estrear no dia 17 de abril. A estreia brasileira está marcada para 8 de maio.
[ 5 ] Uma canção para a Primavera:
A cantora e compositora Seiko Hashimoto lançou um novo single, intitulado "Saku", de "florescer". A canção alude à Primavera no Japão, que é a estação das famosas flores sakurá, que ajudam a compor o cenário do vídeo. A canção está disponível em diversas plataformas digitais.
"Saku" ~ 咲
Letra e melodia: Seiko Hashimoto / Arranjo: Yurie Miura, TORU Intérprete: Seiko Hashimoto
[ 6 ] Live sobre o Cristianismo no Japão:
Na próxima segunda, dia 31 de março, estarei ao vivo no canal do escritor Alexandre Costa, para mais uma live sobre cultura japonesa.
Alexandre Costa é autor dos livros Bem-vindo ao Hospício, Um Copo de Redpill, As Várias Faces da Nova Ordem Mundial (organizador) e outros. Seu canal sempre foi marcado por levar conhecimento às pessoas, muitas vezes indo contra narrativas oficiais e consensos da grande mídia.
Já estive lá uma vez para falar sobre cultura pop japonesa, e essa nova conversa é mais focada em meu livro mais recente, Japão - O Império da Cultura Pop, especificamente a parte que fala sobre o Cristianismo no Japão.
Dia 31 de março (segunda-feira), às 20h00
[ 7 ] Live sobre SPECTREMAN:
O Canal Túnel do Tempo TV e o Blog Sushi POP farão mais uma live temática, desta vez abordando Spectreman, o clássico super-herói japonês que fez sucesso em diversos países. Contaremos sobre a trajetória da série, curiosidades sobre a produção e vamos explorar a mitologia do personagem.
Dia 2 de abril (quarta-feira), às 20h45.
NOTAS RÁPIDAS:
No último dia 20, a Tsuburaya Productions lançou um teaser misterioso do novo herói Ultraman Omega. Em breve, serão divulgadas informações sobre a série, que deve estrear em julho.

O evento de cultura pop e nostalgia RETROCON terá sua próxima edição nos dias 25 a 27 de julho deste ano, na capital paulista. Confira as informações no site oficial.
A segunda metade da primeira temporada de Sakamoto Days tem estreia confirmada para julho, com o dia a ser definido ainda. A série foi uma das boas surpresas do começo do ano. Confira as primeiras impressões.
Em outubro deste ano, irão estrear a temporada final de My Hero Academia e a inédita série Digimon Beatbrek. Lembrando que abril e outubro são os meses com o maior número de estreias de animês na TV japonesa.
Acompanhe o Sushi POP nas redes sociais. Acesse o Link Tree.
Deseja patrocinar este site? Fazer sugestões? Trocar uma ideia?
Envie mensagem pelo formulário de contato.
Apoio financeiro:
Também é possível doar qualquer valor para o autor, como forma de incentivo ao trabalho feito em prol da cultura pop japonesa, através do PIX: nagado@gmail.com
Lista de desejos: Para quem quiser colaborar com materiais, há uma lista de desejos na Amazon.
LINKS RECOMENDADOS: