top of page
Ale Nagado

Boletim Sushi POP 64

Nesta edição: Homenagem às vítimas da Kyoto Animation, abertura de Demon Slayer no The First Take, novo herói de tokusatsu independente e mais!

A principal sede do Kyoto Animation, após o ataque incendiário de 2019.

1) Quatro anos do massacre na KYOTO ANIMATION:

No grande mercado da animação japonesa, o estúdio Kyoto Animation possui muitos admiradores, por conta de obras como Lucky Star, K-On, The Melancholy of Haruhi Suzumiya, Violet Evergarden e outros. Há quase quatro anos, uma grande tragédia atingiu vários de seus profissionais e sensibilizou a opinião pública mundial. Em 18 de julho de 2019, um homem invadiu o escritório principal do estúdio e, usando galões de gasolina, ateou fogo a partir da entrada. O lugar não tinha segurança, saídas de emergência e havia cerca de 70 pessoas trabalhando na hora do ataque. Vários integrantes do estúdio foram atingidos diretamente por gasolina jogada pelo criminoso. Vítimas com os corpos em chamas correram para a rua em busca de ajuda, causando grande pânico e desespero. O grande incêndio matou 36 pessoas e muitas outras ficaram feridas. Desenhistas, assistentes, diretores e funcionários administrativos pereceram, no que foi considerado um dos maiores assassinatos em massa da História moderna do Japão.

O criminoso, que diz ter agido por motivos pessoais (ele acreditava ter sido plagiado pelo estúdio), se encontra preso e aguardando julgamento, que deve se iniciar no próximo dia 5 de setembro e se estender até 25 de janeiro de 2024. Ele também ficou gravemente ferido no ataque, levando meses para que acontecesse o primeiro interrogatório. Parcialmente recuperado, o estúdio resolveu homenagear seus mortos e construir um memorial para eles, próximo ao local do ataque. Para isso, foi organizado um comitê formado por executivos do estúdio, colaboradores e também parentes das vítimas.


No final de maio, anunciaram que dois memoriais serão construídos, especialmente para aqueles que desejarem fazer orações por seus entes queridos. Os fãs das franquias do estúdio também estão apoiando e logo ações de arrecadação devem ser anunciadas, certamente envolvendo os principais personagens da empresa. A previsão é que os memoriais sejam inaugurados em 2024.


2) Abertura de Demon Slayer no The First Take:


A banda de mascarados MAN WITH A MISSION e a cantora Milet (leia "miley") estiveram no renomado canal The First Take para interpretar o tema de abertura da terceira temporada de Demon Slayer, a canção "Kizuná no Kiseki" [Boletim 58].


Para manter o marketing da banda, os músicos não retiraram as famosas cabeças de lobo, o que lança dúvidas sobre suas identidades e permite substituições entre os instrumentistas. Por outro lado, a estrela em ascensão Milet mostra seu talento e extensão vocal. Todos estão presentes em plataformas digitais, como o Spotify.


"Kizuna no Kiseki" ~ 絆ノ奇跡 (ou "O Milagre da União") Composição: Jean-Ken Johnny Intérpretes: MAN WITH A MISSION, milet

3) Memorizer - Novo tokusatsu independente:


Um novo super-herói está sendo produzido por um grupo independente de entusiastas do tokusatsu, para lançamento direto no YouTube, a exemplo do interessante filme ORK. [Ver Boletim 49] Azure Flash Warrior Memorizer é o herói do novo filme, que mistura influências de Kamen Rider e dos Metal Heroes. A produção é do pessoal do canal Project M-UP, em parceria com o canal Garage Hero, que já lançou várias produções independentes.


Nenhuma informação relevante foi divulgada, exceto um teaser trailer que saiu no dia 30 de abril e tem passado despercebido pelo fandom de tokusatsu fora do Japão. Mas, em meio a amadores esforçados, há um nome lendário entre os fãs de super-heróis japoneses.

A canção-tema do herói, que se ouve ao fundo no trailer, é cantada por um dos grandes veteranos das anime songs ainda em atividade. É Takayuki Miyauchi, que cantou temas para Kinnikuman, Bioman, Dragon Ball, Flashman, Kamen Rider BLACK RX, Winspector, Solbrain e diversas outras séries.


Desde o dia primeiro de junho, duas canções sobre o personagem cantadas por Miyauchi estão disponíveis no Spotify. Confira a prévia de uma delas:



4) A nova temporada de Sugar Apple Fairy Tale:


No último dia 4 de junho, foi divulgado o novo trailer da segunda fase de Sugar Apple Fairy Tale, que dará sequência às aventuras de Anne Halford e Shall Fen Shall. A nova fase terá início na TV japonesa em 7 de julho, com transmissão para o Brasil pelo portal Crunchyroll.


Ainda, no segundo semestre será lançado um novo mangá sobre a saga, intitulado Sugar Apply Fairy Tale: The House of a Silver Sugar Master, na revista FLOS COMIC.

5) Makoto Shinkai e sua visão sobre o 11 de março de 2011:


O grande terremoto, seguido de tsunami e acidente nuclear que devastou a região de Fukushima em 2011, abalou profundamente todo o povo japonês e impactou o mundo. Entre as pessoas perplexas ao ver toda a destruição de vidas e propriedades, o diretor Makoto Shinkai (de Your Name, O Tempo com Você e Suzume) passou a perseguir a ideia de lidar com a tragédia através de suas obras.

Um detalhe do grande desastre de 2011.

Em Suzume (2022), seu mais recente sucesso, ele aborda diretamente os acontecimentos de 11 de março de 2011, trazendo uma visão solidária sobre as pessoas, as cidades e a sociedade em geral frente uma tragédia inimaginável. Ele vê a necessidade de lidar com a dor, tornar-se mais forte e sempre seguir em frente, sendo essa uma mensagem central em sua obra.


No portal Crunchyroll, o articulista José S. escreveu um interessante artigo sobre as visões de Shinkai, pontuado por citações do próprio. É um bom texto, que analisa o pensamento e a filosofia do mais importante diretor japonês surgido nos últimos anos.



6) A canção-tema do Animelo Summer Live 2023:

Em agosto, acontece no Japão mais uma edição do maior festival de anime songs que existe, o Animelo Summer Live. Seguindo a tradição do evento, foi apresentada em maio uma canção-tema interpretada por participantes do festival. A versão em CD já está à venda no Japão e, por ser um produto voltado ao público do show, dificilmente será disponibilizado em plataformas digitais. Aparentemente, a gravadora Lantis, que produz o evento, não reconhece o potencial do mesmo para o público internacional.


O Animelo Summer Live 2023 - AXEL, será realizado entre os dias 25 e 27 de agosto, no espaço Saitama Super Arena, na cidade de Saitama, que fica localizada na região de Tokyo.


"Heartbeat - Axelator" (versão curta) - Tema do Animelo Summer Live 2023 - AXEL Letra e melodia: Kayoko Kusano / Arranjo: Shota Horie


Vocais: Aina Aiba (a.k.a. Yukina Minato, da banda Roselia) / Aimi / Sora Amamiya / Sayoshi Oishishima / Kajiwara Gakuto (Suzakuno Allen, do projeto Paradox Live) / Konomi Suzuki / TRUE / Suzuko Mimori / Isamu -YOU- (SCREEN mode) / YOU-TA(MADKID) / ReoNa

- Confira a relação completa de participantes no Boletim 54.


7) Live cheia de nostalgia sobre o Robô Gigante:


O canal do Barão von Douglas irá apresentar uma live focada no clássico seriado Robô Gigante, lançado pela Toei Company em 1967 e sucesso no Brasil na década de 1970. Muitas curiosidades sobre o personagem, com o convidado Tico Matunaga e a bancada fixa formada pelo Barão (que possui uma grande coleção de miniaturas da série), Francimar e Jamil (Livre Pensador).


A live acontece no dia 8 (quinta-feira), às 20h00.


TOME NOTA:

Thorvand

>>> Depois de Thorvand - Terror no Lago Negro [ver Boletim 58], já está em produção o próximo álbum do guerreiro. Com roteiro de Marta Caires e arte de Crisrobert Caires, vem aí Thorvand - A Fúria de Bultar. Em breve maiores informações.

>>> Nos dias 17 e 18 de junho, acontece em São Paulo (capital) mais uma edição do evento BUNKA MATSURI. Promovido pelo Bunkyo - Associação Brasileira de Cultua Japonesa e Assistência Social, o festival terá várias atrações, como oficinas culturais e homenagens aos imigrantes japoneses. Lembrando que em 18 de junho, serão comemorados os 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil. Maiores informações: Bunka Matsuri 2023


>>> Eichiro Oda, o autor de One Piece, irá fazer uma cirurgia ocular e, por isso, o mangá entrará em um pequeno hiato. O retorno já está agendado e deve acontecer na edição 32/2023 da Shonen Jump, a ser lançada em 18 de julho. O hiato de One Piece acontece nas edições de 29 a 31 da revista. Recuperação acelerada, para não deixar o fandom aflito.


>>> A franquia de mechas e idols Macross irá retornar em breve, mas agora com produção do estúdio Sunrise, o mesmo da franquia Gundam. É um fato curioso na indústria, pois Macross é uma saga que surgiu pela Tatsunoko Productions.


>>> O portal Anime United publicou o guia de títulos de animê da próxima temporada da Crunchyroll, com estreia em julho. Confira aqui.

>>> Acompanhe no Telegram conteúdo exclusivo postado no canal Sushi POP e +.

Atenção: Por questões de segurança e maior liberdade de navegação, baixe o Telegram diretamente no site oficial Telegram.org.

 

Confira TODAS as edições do BOLETIM, com informação variada e vídeos selecionados:


- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural doando qualquer valor a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Uma outra boa forma de ajudar é divulgar as postagens em suas redes sociais. - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!



::: BLOGOSFERA :::

bottom of page