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Ale Nagado

Boletim Sushi POP 94

Nesta edição: Demon Slayer, SPY x FAMILY, Pó Pó Pó Fighters, Takayuki Miyauchi, Play.Goose e mais!


1) Editorial: Novo filme de Demon Slayer é um caça-níqueis?


No último dia 19, a Crunchyroll divulgou o vídeo promocional da Turnê Mundial da próxima temporada de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba. Será um compilado especial de episódios, com o final da terceira e o início da quarta temporada.


Existem críticas no meio dos fãs sobre esse tipo de "filme" ser apenas um caça-níqueis, algo feito para a TV, mas com muita campanha de marketing para levar as pessoas ao cinema. Sobre isso, gostaria de comentar que esse tipo de jogada é parte de uma verdadeira tradição dentro do cinema japonês. Não farei aqui um registro histórico preciso sobre quando a prática começou, mas citarei o exemplo de duas franquias importantes da cultura pop japonesa.


Em julho de 1967, três meses após o final da série do Ultraman original, uma compilação com quatro episódios editados (no caso, o 1,8, 26 e 27) foi exibida em um pequeno circuito de três cinemas pela Toho. Não existia video cassete, e foi uma chance dos fãs poderem rever o herói enquanto a série não era reprisada. O sucesso foi grande e passou a ser visto como um bom negócio criar longa-metragens a partir de episódios editados de séries de sucesso. No caso das séries Ultra, várias produções antigas tiveram episódios específicos exibidos em cinemas japoneses, em sessões especiais.


Ultraman (1966), junto com Ultra Q (1966) e Vingadores do Espaço (1967), ajudou a criar o primeiro Kaiju Boom, a "Explosão dos Monstros", um fenômeno de popularidade que impulsionou a TV japonesa.

Cartazes de cinema das compilações de Ultraman e Patrulha Estelar.

Em 1977, um resumo da série de TV original da Patrulha Estelar (Yamato), exibida originalmente sem muita repercussão em 1974, iniciou um movimento de fãs que descobriram a saga em tela grande. O sucesso motivou a criação de um longa-metragem original e detonou uma verdadeira febre pelo animê, bem como a valorização dessa arte. O Japão nunca mais foi o mesmo depois do anime boom, a febre por animê surgida após a ida do Yamato aos cinemas.


O reboot da Patrulha Estelar, iniciado em 2013, tem como marca os episódios serem exibidos completos primeiro em um circuito limitado de cinemas, para depois serem lançados em Blu-ray e DVD. Certamente, isso é potencializado pelo maior poder aquisitivo do público japonês, mas há algo de fascinante na experiência de ir ao cinema, que ainda se preserva.


Muitas outras séries tiveram esse tratamento, e os atrativos incluem, além da edição combinando episódios, cenas inéditas e pôsteres promocionais. Além de som e imagem superiores em qualidade e dimensões, ir ao cinema é uma atividade social, uma emoção compartilhada com outras pessoas. Em tempos onde as gerações mais novas assistem quase tudo pelo celular ou em equipamentos cada vez melhores no conforto do lar, pareceria anacrônico ir ao cinema. O sucesso do especial de cinema anterior de Demon Slayer, que levou multidões ao cinema pelo mundo na última turnê, prova que há, sim, público para isso.


Com animação de alto nível, trilha sonora emotiva e direção cinematográfica desde o primeiro episódio da primeira temporada, Demon Slayer segue mantendo viva a tradição de que, se uma série é realmente boa, vale a pena ver ao menos uma compilação dela em tela grande.

Alexandre Nagado


Do canal Crunchyroll:


"Vai exibir o episódio 11 do Arco do Vilarejo dos Ferreiros, apresentando a conclusão da violenta batalha entre Tanjiro e o Quatro Superior, Hantengu, bem como o triunfo de Nezuko sobre o sol, pela primeira vez nos cinemas. Em seguida será exibido o episódio 1 do Arco do Treinamento Hashira, mostrará o começo do treinamento realizado pelos Hashira em preparação para a batalha final contra Muzan Kibutsuji, que também será exibido pela primeira vez."


O especial de Demon Slayer estreou no Japão no dia 2 de fevereiro e irá estrear em circuito limitado de cinemas brasileiros em 22 de fevereiro, com uma pré-estreia em São Paulo on próximo dia 19. Confira o trailer oficial:



2) Talento nacional em Pó Pó Pó Fighters!!


Vamos a uma dica de quadrinho nacional que está com campanha de financiamento coletivo para ser publicada.


Paulo e Estrelinha na Pó Pó Pó Fighters é uma história em quadrinhos infantil criada por Michel VP, um promissor talento influenciado por mangá e animê, entre outras referências. Com apenas 20 anos, o autor desenvolveu e criou os personagens Paulo e Estrelinha, que são uma criança e seu amigo imaginário. Em 2022, o Estúdio Armon lançou Cotoco e o Ovo de Codorna, que foi o primeiro gibi impresso dessa turma, estrelando Cotoco, um dos amigos de Paulo, e agora é a vez de uma aventura para lá de inusitada! A campanha no Catarse vai até o próximo dia 3 de março.



3) Concurso de MANGÁ!


O coletivo Estúdio Armon está promovendo mais uma edição do seu já tradicional concurso de mangá para novos autores. As melhores histórias serão publicadas em uma coletânea impressa no final de 2024. O desafio deste ano é criar um mangá shonen de batalha com ambientação brasileira. Vá direto na página do site e confira todo o regulamento:



4) Takayuki Miyauchi e a banda ZETKI:


Hideaki Takatori, Kamen Rider BLACK RX e Takayuki Miyauchi.

Takayuki Miyauchi é um dos maiores intérpretes de temas de tokusatsu, sendo a grande voz ouvida nos temas originais de Kamen Rider BLACK RX, Winspector, Solbrain e muitas outras produções. Nascido em 4 de fevereiro de 1955, ele começou profissionalmente com a banda WHY, no começo dos anos 80. A banda só durou dois anos, mas ele logo seria escolhido pela gravadora Nippon Columbia para gravar temas musicais da série Bioman, de 1984. De lá para cá, tornou-se um dos mais queridos cantores de anime songs, com sua poderosa voz registrada em dezenas de produções, entre animê e tokusatsu.


Ele teve uma grave pancreatite em 2003 e, em 2011, teve um infarto cerebral com acidente vascular cerebral, problema gravíssimo que o deixou com várias sequelas motoras. Mesmo em processo de reabilitação, não deixa de se apresentar sempre que a saúde permite.


Nos vídeos abaixo, ele revisita os temas de abertura e encerramento de BLACK RX com a banda ZETKI, liderada pelo cantor e compositor Hideaki Takatori, também famoso por várias trilhas sonoras de séries tokusatsu. O primeiro vídeo saiu em dezembro passado e o segundo, em janeiro. Takayuki Miyauchi, que já fez vários shows no Brasil, é um herói e merece todas as homenagens e honrarias.


"Kamen Rider BLACK RX"

Letra: Chinfa Kan / Melodia: Eiji Kawamura Intérpretes: Takayuki Miyauchi e ZETKI


"Dareka ga kimi wo aishiteru"

Letra: Chinfa Kan / Melodia: Tetsuji Hayashi

Intérpretes: Takayuki Miyauchi e ZETKI


5) Explicando GORENGER:

Gorenger

O blog Clássicos na TV publicou uma postagem sobre Gorenger, a primeira equipe da extensa linhagem Super Sentai, que teve seu mangá clássico lançado recentemente no Brasil pela Editora NewPOP.


A obra, criada por Shotaro Ishinomori a pedido do produtor Toru Hirayama, é uma das séries mais influentes de todos os tempos no Japão, tendo estreado há 49 anos. Os Power Rangers são derivados da franquia Super Sentai, o que expande a influência de Gorenger por toda a cultura pop mundial. Confira:


6) Light novel de SPY x FAMILY:

Capa original.

A editora Panini anunciou, no final de janeiro, que irá lançar a primeira light novel da série SPY x FAMILY. Trata-se de um romance escrito por Aya Yajima e ilustrado por Yuuki Iinuma, que se tornou um sucesso editorial de 2021.


SPY x FAMILY: Kazoku no Shouzou ("Retrato de Família") é um "romance leve" dividido em quatro segmentos independentes, que mostra o cotidiano da família Forger e das pessoas mais próximas. O livro foi publicado nos EUA pela VIZ Media em dezembro de 2023 e, na mesma época, saiu em formato audiobook no Japão. Segundo a editora, o título será lançado no Brasil em abril deste ano.


7) O som da banda Play.Goose:

Shuhei Watanabe, Sayaka, Shuhei Kudo e Manami.

A excelente banda Play.Goose lançou seu primeiro vídeo de 2024 no final de janeiro. É a canção "I Am Bug", composição mostrada ao público em 2023 e que estará no próximo álbum da banda.


Eles estrearam profissionalmente em 2011, quando integraram a banda Goose House e tiveram um grande sucesso chamado "Hikaru Nará", o tema de abertura do animê Your Lie In April (2014). A banda Goose House encerrou atividades em 2018, e quatro deles decidiram ficar juntos, sob o nome Play.Goose. Formada por Shuhei Kudo (voz, violão e guitarra), Sayaka (voz e piano), Shuhei Watanabe (voz, baixo, violão e guitarra) e Manami (voz, violão, bateria e percussão) a banda segue em atividade com shows, novas gravações e um canal no YouTube com várias covers de J-pop e anime songs.


"I AM BUG"

Composição e arranjo: Play.Goose Intérprete: Play.Goose


8) Bate-papo sobre o quadrinho nacional:


No último dia 31, o canal Heróis e Mais fez uma live sobre quadrinhos nacionais, por ocasião do Dia do Quadrinho Nacional, celebrado no dia anterior. Estavam presentes os quadrinistas Luciano Cunha, Joe Bennett, Rodney Lisboa, Fabiano Silva, o editor Vanderlei Sadrak (da Editora Kimera) e este que vos escreve.



 

 

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