O adeus a um dos maiores mestres do mangá.
Na manhã do dia 8 de março, foi divulgado no Japão o falecimento do autor de mangá Akira Toriyama, aos 68 anos. Mundialmente aclamado, o criador da franquia Dragon Ball foi vítima de um hematoma subdural, que atinge o cérebro, vindo a falecer no dia primeiro de março de 2024. Seguindo a tradição japonesa de reservar à família os ritos fúnebres com privacidade, o anúncio foi feito somente uma semana depois.
Akira Toriyama nasceu em 5 de abril de 1955, em Nagoya, uma das maiores metrópoles do Japão. Ao longo de mais de 40 anos de carreira, encantou o público com criações como Dr. Slump, Dragon Ball, Cowa! e Sand Land. Desenvolveu design de personagens para games como Dragon Quest, Chrono Trigger e Blue Dragon, mas foi como autor de mangá que se tornou uma lenda. Foi um dos mais importantes autores da revista Shonen Jump, a principal antologia de mangá do Japão.
O traço mais detalhista do início de carreira já havia criado muitos admiradores graças a um design intrincado e ao mesmo tempo elegante. Com as grandiosas cenas de batalha em Dragon Ball, especialmente na fase chamada de Dragon Ball Z na versão animê, Toriyama se tornou um dos autores mais amados de seu país e do mundo.
Entre suas obras publicadas no Brasil, Mangaká - Lições de Akira Toriyama (Ed. Conrad) é uma divertida coleção de dicas básicas sobre quadrinhos, na qual ele já se mostrava um mestre da narrativa sequencial. Grande fã de automobilismo, homenageou e chegou a se encontrar com o piloto brasileiro Ayrton Senna (1960~1994)
De vida reservada e muito dedicado ao trabalho, Akira Toriyama deixa esposa e dois filhos, além de incontáveis fãs pelo mundo. Que sua alma descanse em paz e que Deus conforte seus familiares e amigos próximos.
A evolução da ARTE de AKIRA TORIYAMA
Um vídeo de 2023 mostra o vibrante trabalho de Toriyama ao longo dos anos.
::: LINKS RECOMENDADOS :::
(Lista de blogs sobre cultura pop)