Nesta edição: O adeus a Leiji Matsumoto, o novo Super Sentai King-Ohger, coletânea de Masami Okui e mais!
1) O falecimento de Leiji Matsumoto:
No último dia 20, a família de Leiji Matsumoto anunciou que o grande mestre do mangá e do animê havia falecido no dia 13 de fevereiro, vítima de insuficiência respiratória. O anúncio tardio para a imprensa é praticamente um costume no Japão, para preservar a privacidade da família nos ritos fúnebres.
Um dos mais importantes autores de mangá de todos os tempos, Leiji Matsumoto foi o criador de Capitão Harlock e Galaxy Express 999, além de ter sido a grande força criadora por trás de Yamato - Patrulha Estelar. O artista iniciou carreira na segunda metade da década de 1960.
Seu nome verdadeiro era Akira Matsumoto, e ele nasceu em 25 de janeiro de 1938, exatamente no mesmo dia e ano que outro mestre, Shotaro Ishinomori (1938~1998). Matsumoto era o último grande mestre da mais influente geração de autores de mangá. Ele deixou uma obra marcada por histórias sobre coragem, lealdade e sobre o que é ser um Homem de verdade.
As aventuras mais famosas que criou podiam ser épicos espaciais, mas eram histórias muito mais fantasiosas do que de ficção científica e, principalmente, evocavam elementos clássicos e valores morais que a humanidade estava deixando para trás.
Que descanse em paz e que Deus conforte seus familiares.
Leia também: - Patrulha Estelar (Yamato) - A série original - Clássicos do Pop Japonês - "The Galaxy Express 999" - Patrulha Estelar Yamato - O mangá
- Top 10: Longas em animê (5 obras de Matsumoto entre as favoritas)
[Nota: Em breve, uma biografia de Leiji Matsumoto será publicada aqui no Sushi POP.]
2) Vem aí King-Ohger, o novo Super Sentai:
No próximo dia 5 de março, estreia no Japão a série Ohsama Sentai King-Ohger (王様戦隊 キングオージャー ), ou Esquadrão Real King-Ohger, a 47ª série da franquia Super Sentai. No último dia 14 de fevereiro, a Toei Company apresentou detalhes da série, elenco e lançou o trailer da nova produção.
Em uma Terra dividida em vários reinos, um império maligno do passado ressurge, o Império Bugnarak. Para defender seus reinos e toda a humanidade, cinco jovens nobres irão lutar em conjunto, como os guerreiros King-Ohger.
3) Masami Okui comemora 30 anos de carreira:
A cantora, compositora, pianista e produtora Masami Okui está comemorando 30 anos de atividades como artista solo. Ela começou profissionalmente na música cantando como backing vocal em 1989, tendo trabalhado com Yuki Saitou, Yumi Matsutoya e Wink, entre outros grandes nomes da música japonesa.
Em 1993, estreou finalmente como cantora solo, acumulando vários sucessos que foram temas de animê, como Slayers, Utena e vários outros. Desde 2003, Masami Okui é integrante do JAM Project, o super grupo de anime songs liderado por Hironobu Kageyama.
Para marcar a data, a gravadora Lantis irá lançar, no próximo dia 8 de março (5 dias antes dela completar 55 anos), um álbum triplo intitulado Mas"ami Okui"terpiece, com 48 canções, cobrindo todas as fases de sua carreira.
4) Tome nota:
>>> O quadrinista Crisrobert Caires está desenhando um novo álbum de seu herói Thorvand, intitulado "Terror no Lago Negro". A data de lançamento ainda será divulgada.
Adquira as aventuras de Thorvand no site do autor: Coleção Thorvand
>>> A Editora Criativo e o selo GRRR! irão lançar, em breve, a biografia do desenhista brasileiro Eduardo Vetillo, um profissional versátil que se destacou nos anos 80 como desenhista do gibi dos Trapalhões e também de uma longeva e estilosa versão em quadrinhos do super-herói japonês Spectreman.
O livro sobre sua vida e obra é parte da coleção Libro Vitae - Biografia Ilustrada, que já tem em seu catálogo obras sobre grandes mestres da HQ nacional, como Gedeone Malagola, R.F. Luchetti, Julio Shimamoto, Miguel Penteado, Minami Keizi, Franco de Rosa e Paulo Fukue.
>>> O site Anime United noticiou que a Amazon encerrou contrato com uma distribuidora de mangá erótico/hentai. A matéria mostra o que aconteceu e também as repercussões do fato no Japão.
>>> Sushi POP no Telegram: O canal é um prolongamento do blog, com um toque bastante pessoal. Lá eu comento bastidores, memórias, coisas interessantes e procuro manter os leitores atualizados sobre as postagens e meus projetos. O canal também vai além da cultura pop japonesa, abordando outros assuntos de meu interesse, como música, literatura, filosofia e comportamento.
ATENÇÃO: Dê preferência para baixar o Telegram para seu celular e desktop diretamente no site oficial Telegram.org. O aplicativo também está disponível na Google Play, mas a versão que está lá é sujeita a regras de vigilância de conteúdo e não é igual em relação ao que está no site da empresa criadora. Ainda é um pouco mais confiável do que a maioria dos serviços existentes, tanto em termos de privacidade quanto de liberdade de pensamento. (Mas, como sempre digo, nunca confie totalmente em empresas de tecnologia.)
Canal oficial: t.me/sushipop
- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP.
- A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!
::: CLÁSSICOS NA TV :::