O mangá original dos precursores do Super Sentai e dos Power Rangers.
Em 1975, o Japão vivia o chamado Henshin Boom, a mania por super-heróis que se transformam com poses marcantes, tendência iniciada com o primeiro Kamen Rider, em 1971. Autor do Kamen Rider, Cyborg 009 e grande mestre do mangá, SHOTARO ISHInoMORI era aclamado como o maior criador de super-heróis na época, e recebeu uma incumbência do seu amigo, o produtor Toru Hirayama: criar uma equipe de super-heróis para exibição na TV Asahi. Hirayama também gostaria que a equipe tivesse uma mulher, pois havia muitas meninas que também acompanhavam super-heróis e queriam ter uma heroína para poderem participar das brincadeiras com os meninos.
Surgiu assim GORENGER, um quinteto de heróis coloridos que teria um enorme impacto cultural no Japão e, depois, em todo o mundo.
Tsuyoshi Kaijo, o Akarenger (traje vermelho), é o destemido líder da equipe e mestre em karatê. Akira Shinmei, o Aorenger (azul), é um homem bastante sério e dedicado ao trabalho, sendo um exímio atirador. Daita Oiwa, é Kirenger (amarelo), conhecido por sua força e apetite avassaladores. Também não é muito inteligente e é constante alvo de pegadinhas de seu colega Kenji. Peggy Matsuyama, a Momorenger (rosa), é uma espiã que carrega diversas armas disfarçadas de artefatos femininos (fato explorado no tokusatsu, não no mangá). Completando o grupo está o jovem Kenji Asuka, o Midorenger, um garoto pequeno, astuto e com mania de criar charadas (algumas, constrangedoras).
O quinteto passa a integrar a EGL (leia como "eagle") - Earth Guard League, uma organização financiada por entidades de várias nações para combater o Exército da Cruz Negra, um grupo de espiões e cientistas renegados que pratica roubos, sequestros e chantagens em busca de poder e dinheiro. Com sua ciência, criam armas, robôs e seres monstruosos para atingir seus objetivos.
Em uma sequência dramática, o Aoranger fica frente a frente com seu amigo Mochizuki, que era secretamente um agente da Cruz Negra. Em um diálogo muito interessante, Mochizuki tenta justificar suas ações como traidor apelando ao relativismo sobre a moral e a ética. Aoranger rebate veementemente dizendo que "o que é errado é errado!". Eis a essência de um verdadeiro herói, que entende valores como honra, justiça e lealdade, e não relativiza o mal.
A edição, que compila todas as histórias assinadas por Ishinomori, na verdade reúne duas séries distintas. Na mesma época da série, em 1975, ficou acordado que Ishinomori produziria algumas histórias para promover os personagens, mas em duas revistas diferentes. Assim, até a página 201 da edição, são apresentadas as histórias que saíram na revista Shonen Sunday. O restante, cobre a produção para a revista Shougaku Gonensei Magazine. Não há muita diferença de abordagem entre as duas versões, com doses de humor e violência equilibrados.
O mangá seguiu em paralelo com a série de TV, que deu origem à gigantesca franquia Super Sentai, com dezenas de equipes, sendo que o público brasileiro viu na TV as aventuras de Changeman, Flashman, Goggle V e Maskman. Desde 1993, surgiram os Power Rangers, inicialmente adaptados de séries Super Sentai, expandindo a fórmula para se tornar uma febre mundial.
Sem dúvida, Gorenger é uma obra menor dentro da colossal produção de Shotaro Ishinomori, mas é um mangá divertido, dinâmico e que serve como boa apresentação de personagens, apontando para a série de TV, nesse caso a mídia principal dos heróis. É um mangá repleto de ação, drama, humor e heróis destemidos, como em bom tokusatsu.
Esquadrão Secreto GORENGER Título original: Himitsu Sentai Gorenger ~ 秘密戦隊ゴレンジャー
Roteiro e arte: SHOTARO ISHInoMORI Tradução: Denis Kimura Editor: Junior Fonseca Formato: 15,3 x 21 cm, com 32- páginas (Volume único) Lançamento no Brasil: Editora NewPOP (2023) - Classificação indicativa: 16 anos
Deseja patrocinar este site? Fazer sugestões? Trocar uma ideia?
Envie mensagem pelo formulário de contato.
Apoio financeiro:
Também é possível doar qualquer valor para o autor, como forma de incentivo ao seu trabalho, através do PIX: nagado@gmail.com
Lista de desejos:Para quem quiser colaborar com materiais, há uma lista de desejos na Amazon.
LINKS RECOMENDADOS: