top of page
Ale Nagado

Frieren e a Jornada para o Além

Uma história sobre amizade, arrependimento, redenção e vida.

Frieren: uma elfa tentando entender os humanos.

Esta é uma história que começa depois de uma outra, uma aventura grandiosa de um grupo de heróis. Foram 10 anos de luta, até conseguirem vencer o temido Rei Demônio. O espadachim Himmel, o clérigo Heiter, o anão guerreiro Eisen e Frieren, a elfa com grande domínio de magia, se tornaram heróis lendários em um mundo místico e visualmente bastante parecido com a Europa medieval. A história começa mostrando o destino do grupo, sob o ponto de vista de Frieren.


Antes de se separarem, após verem uma chuva de meteoros cíclica em seu mundo, Frieren se decide a voltar dentro de 50 anos, para ver a próxima chuva de meteoros com seus amigos.


Os anos se passam sem que Frieren, cuja espécie vive por milênios, se dê conta, mas ela volta para cumprir sua promessa. Todos estão muito velhos, especialmente o líder Himmel, para quem o tempo foi dolorosamente cruel. Irreconhecível, ele morre pouco depois do reencontro dos velhos amigos. O clérigo Heiter também está muito idoso, e Eisen, cuja espécie vive um pouco mais que os humanos, ainda preserva algum vestígio de vigor.

Frieren, Heiter, Himmel e Eisen, os Heróis Lendários.

Geralmente avoada e despreocupada, a morte de Himmel atinge duramente Frieren, que se dá conta de como os humanos vivem pouco e como nunca se tornou realmente interessada nas pessoas ao seu redor. Ela resolve mudar isso, tendo como objetivo descobrir mais sobre os seres humanos e aprender a dar mais valor à vida e ao tempo. Além disso, pretende honrar o legado que construiu com seus amigos.


Ao visitar o idoso Heiter, Frieren recebe dele o pedido de cuidar e treinar Fern, uma menina que ele havia impedido de cometer suicídio. Sempre chamado por Frieren de "clérigo defeituoso" por beber demais e ser muito displicente, Heiter se mostrou no fim da vida um homem bastante sereno e sábio. Nesse mundo, os clérigos são especializados em detectar demônios e em conjurar feitiços de cura. Também são vistos como pessoas iluminadas e de grande força espiritual, sendo ligados ao culto pagão de uma Deusa criadora.


A serena, porém geniosa, Fern logo se torna uma habilidosa maga, revelando um talento incomum. A elas se junta depois o jovem guerreiro Stark, um discípulo de Eisen. Armado com um Machado, Stark é imaturo e meio estabanado, mas quando a situação exige, mostra que é um homem de valor. Fern e Stark logo se afeiçoam mutuamente, mas têm dificuldade em lidar com isso. O trio eventualmente encontra seu próprio clérigo, o mulherengo Sein, mas seus caminhos se cruzam por pouco tempo. 

Stark, Frieren e Fern.

Frieren é temida pelos demônios e alguns a chamam de "Frieren, a Assassina". Seu grande trunfo é conseguir ocultar com grande precisão a extensão de sua energia mana, dificilmente detectada pelos inimigos. A elfa foi assim treinada pela grande maga Flamme, que por sua vez foi aprendiz da elfa Serie, a maga mais poderosa do mundo. Mesmo tendo vivido com Flamme até a morte desta em idade avançada, Frieren nunca havia se apegado muito a seres humanos, até ser impactada pela morte de Himmel que, ela vai concluindo aos poucos, era apaixonado por ela.


Por onde passa, Frieren sempre se recorda de situações que viveu com seus amigos do passado, muitas vezes interpretando passagens antigas de sua jornada com um novo olhar. O objetivo da maga é chegar no distante reino onde, dizem as lendas, é possível ver e se comunicar com as almas dos mortos. Ela anseia por se reencontrar com Himmel, lhe fazer perguntas e dizer muitas coisas que não teve chance. No caminho, porém, Frieren e Fern entram em um perigoso torneio de magia que será importante para sua jornada. Elas então conhecem novos aliados e inimigos implacáveis.

Friren e sua mestra Flamme.

Frieren estreou no Japão em setembro de 2023, sendo a adaptação direta de um mangá lançado em 2020, com roteiro de Kanehito Yamada e arte de Tsukasa Abe. Com sua versão em animê bastante aguardada, os primeiros quatro episódios foram exibidos em circuito limitado de cinemas, no mesmo dia da exibição em TV do primeiro episódio.


A animação é muito boa e a direção é excelente, valorizando tanto cenas contemplativas quanto sequências de ação violenta e explosiva. Já a trilha sonora, assinada pelo americano residente no Japão, Evan Call, é um show à parte, com temas de música erudita e celta que se combinam perfeitamente com as imagens e ajudam a criar uma atmosfera única. A saga de Frieren é como se fosse um spin-off de uma outra saga, mais grandiosa, que talvez um dia seja mais explorada. Seus velhos amigos são presença constante em seus pensamentos e os vislumbres da grande aventura do passado são tão envolventes que colocaram o herói Himmel como um personagem favorito entre os fãs.


Licenciado para o Brasil pelo portal Crunchyroll, a série recebeu uma dublagem excelente a cargo do estúdio DuBrasil. No elenco de vozes nacionais, Frieren foi dublada por Jacque Souza, Fern por Maria Clara Rosis e Stark, por Lucas Miagusuku, em uma seleção de atores das mais inspiradas.


Poética e sentimental, Frieren é uma série que traz uma atmosfera mais madura do que a maioria dos títulos shonen. É também uma obra repleta de bons valores, mostrando uma jornada de amadurecimento marcada por arrependimentos e pelo desejo sincero de honrar um legado de coragem e companheirismo.


::: FICHA TÉCNICA :::


Frieren e a Jornada Para o Além

Título internacional: Frieren: Beyond Journey's End

Título original: Sousou no Frieren ~ 葬送のフリーレン

Estreia no Japão: 29/09/2023 (Nippon Television)

Total: 28 episódios Streaming para o Brasil: Crunchyroll


EQUIPE DE PRODUÇÃO

Criação: Kanehito Yamada, Tsukasa Abe

Composição e roteiro: Tomohiro Suzuki

Design de personagens: Reiko Nagasawa

Arte conceitual: Seiko Yoshioka

Design de monstros: Daiki Harashina

Story-boards: Keiichirou Saitou, Yoshiaki Kawajiri, Kenichi Shimizu e outros

Diretora de Arte: Sawako Takagi

Design de cores: Harue Ohno

Diretor de 3D CG: Shigenori Hirosumi

Trilha sonora: Evan Call

Produção musical: Toho Music, Miracle Bus

Direção de animação: Reiko Nagasawa (chefe), Ayaka Minoshima, Daiki Harashina e outros

Diretor: Keiichiro Saito

Produtores-chefe: Atsushi Takahashi, Katsuhiro Takei

Produtores: Shoichiro Taguchi, Taisuke Shigama, Naoki Iwasa, Ari Taguchi, Yuki Ito, Haruka Aoki, Ruriko Kikuchi

Produção de animação: Madhouse

Realização: Comitê de Produção “Sousou no Frieren"


ELENCO

Frieren: Atsumi Tanezaki

Fern: Kana Ichinose

Stark: Chiaki Kobayashi

Himmel: Nobuhiko Okamoto

Heiter: Hiroki Touchi

Eisen: Youji Ueda

Flamme: Atsuko Tanaka Sein: Yuuichi Nakamura Denken: Jiro Saito

Richter: Eiji Hanawa

Lawine: Sayumi Suzushiro

Kanne: Azumi Waki Übel: Ikumi Hasegawa Land: Shohei Komatsu

Wirbel: Kishô Taniyama Serie: Mariya Ise



 

QUANTO VALE O TRABALHO NESTE SITE?


Você, que já leu várias matérias no Sushi POP, ou é leitor das antigas, já considerou a possibilidade de fazer uma doação de ao menos 10 reais para apoiar meu trabalho?


Se você quer apoiar o trabalho de divulgação cultural do autor (que vai além deste site), faça uma contribuição financeira a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. Agradeço a todos os que já fizeram ao menos uma doação, não importa de qual valor.


- Se preferir, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com 


::: LINKS RECOMENDADOS :::






Blog Sushi POP ~ Por Ale Nagado

bottom of page