top of page

Gavan - Space Cop, o Policial Espacial

Ale Nagado

O primeiro Policial do Espaço e o primeiro Metal Hero!

Policial do Espaço Gavan
Policial do Espaço Gavan

Por Bruno Cèsar [ * ]


Quando uma base espacial é atacada por seres alienígenas, surge o alerta de uma invasão ao planeta Terra. Este ataque foi o prenúncio do plano da organização criminosa Makuu, liderada pelo terrível Don Hollar (“Don Horror” no original), uma assustadora estátua falante, que conquistava planetas e escravizava seus habitantes. Juntamente com seus subordinados, Caçador Maligno (Hunter Killer), Monstros-Bem, Guerreiros-Doubler, Horror-Girls e a tropa de Soldados-Crushers, planejava a conquista da Terra, construindo uma base secreta e atacando o planeta com os mais variados monstros.


Para deter a terrível organização, a Polícia Galáctica convoca um oficial que possui forte ligação com o planeta atingido por Makuu, já que sua mãe era nascida na Terra, enquanto seu pai era oriundo do Planeta Pássaro (Bird). Este era o Policial do Espaço Gaban (Uchuu Keiji Gyaban), que agiria sob as ordens do Comandante Kom e seria enviado a cumprir sua missão ao lado da jovem Mimi, a filha do comandante, que tinha o poder de se transformar em pássaro através do poder da Visão Laser. Por vezes o herói também conta com a ajuda de Marin, a secretária do comandante. [Nota: Devido ao fato do nome Gavan ser o nome oficial internacional, usaremos desta forma daqui em diante.]

Cartaz promocional da época, com os vilões e veículos de Gavan.
Cartaz promocional da época, com os vilões e veículos de Gavan.

Ao chegar na Terra, Gavan precisa salvar um grupo de crianças que haviam descoberto a base de Makuu e enfrenta seu primeiro desafio contra o Shako Monster. Durante a batalha, Don Hollar envia Gavan e seu monstro a outra dimensão através do Sistema de Retrocesso, onde a criatura fica três vezes mais forte ao enfrentar o Policial do Espaço. Assim, o herói utiliza pela primeira vez seu arsenal de armamentos e seus poderes para derrotar seu oponente.


Dentre seus veículos e armas estão a moto Cybarian (Cyberian), o tanque Gavion (Gyabion), o veículo Mogriran e a poderosa nave Dolgiran, que pode se transformar no dragão gigante Dolu. Suas principais armas e ataques são os Raios Seccionados: Laser Z (Laser Z Beam) e Raio Prateado (Silver Beam), Visor Laser, Escudo Laser, Soco Gavan (Gyaban Punch) e Chute Espiral (Spiral Kick).


Para viver entre os habitantes da Terra, Gavan passa a trabalhar no Clube de Equitação Avalon e usa o nome civil de Takeshi Joioji (Retsu Ichijoji). O clube era dirigido pelo simpático Senhor Gosuke que vivia com seus netos, Yuuchi e Wakaba. Por estar sempre investigando os planos de Makuu, Takeshi faltava muitas vezes no trabalho e recebia apenas parte de seu salário.

Entre os amigos do protagonista, destaca-se o simpático e atrapalhado Kojiro, um pesquisador de OVNIs que está sempre metido em alguma confusão.


No decorrer da trama, surgem novos inimigos, como a Bruxa Kiba (Majô Kiba) e seu filho Sandorba (San Doruba), nada menos que a esposa e o filho de Don Hollar. Também aparecem alguns aliados, como o Policial do Espaço Alan e o patrulheiro florestal Den Iga, que viria a se tornar o Policial do Espaço Sharivan. Também descobre-se que Gavan precisa encontrar o paradeiro de seu pai, Voicer, desaparecido há algum tempo.


O final da saga é marcado pelo emocionante encontro de Gavan com seu pai, pouco antes de sua morte. Assim, o policial espacial finalmente parte para a luta final contra Don Hollar em sua fortaleza. O último episódio é fechado com a passagem de bastão para Sharivan, que agora assumiria a defesa da Terra. Gavan seria promovido ao posto de capitão da Polícia Galáctica.

A transformação!
A transformação!

A série foi exibida originalmente entre março de 1982 e fevereiro de 1983 pela TV Asahi, com um total de 44 episódios. Foi um grande sucesso de audiência e considerada a produção salvadora da Toei Company, já que suas séries da franquia Kamen Rider se encontravam em hiato no início da década de 1980 e apenas a franquia Super Sentai seguia em produção.


Após o final de Gavan, a Toei estreou outra série estrelada pelo novo herói, Detetive Espacial Sharivan (Uchuu Keiji Shariban), sendo a sequência direta do primeiro policial espacial, Gavan, que agora se tornaria seu superior. Em algumas ocasiões, até mesmo lutava ao lado de Sharivan com sua armadura metálica.


O nome escolhido para o herói foi uma referência ao ator francês Jean Gabin (1904-1976), considerado um dos maiores astros do cinema em seu país. [Nota: "Gaban" e "Gavan" eram pronunciados igual no Japão, pois na época da série não havia uma letra para designar o fonema "B".] Outros nomes foram cogitados anteriormente pela produção, como Uchuu Keiji Zetto (ou “Policial do Espaço Zetto”). Por tal razão, há uma letra “Z” na armadura do herói, ou seja, um resquício do projeto original.


Fora do Japão, Gavan teve grande sucesso na França, sendo considerado um fenômeno na televisão do país, assim como foram Jaspion e Changeman no Brasil pela Rede Manchete. Na ocasião, o herói foi chamado como X-Or e ganhou um novo tema de abertura, interpretado pelo cantor Jean-Pierre Savelli.


O Policial do Espaço ainda apareceria na série Kaizoku Sentai Gokaiger (2012) e no longa-metragem Uchuu Keiji Gavan: The Movie (2012), gravado em comemoração aos trinta anos da série original, onde um novo oficial chamado Geki Jumonji assume o traje do herói, sendo denominado Gavan Type-G. Este filme marcou a transição de gerações, havendo algumas referências à série clássica, como a fortaleza espacial de Makuu e a cena de transformação do novo herói ao lado do policial espacial original.

A armadura de Gavan, reconstruída para o cinema em grande estilo.
A armadura de Gavan, reconstruída para o cinema em grande estilo.

O novo oficial da Polícia da União Galáctica, Gavan Type-G, teve participações nas séries Tokumei Sentai Go-Busters (2012) e Uchuu Sentai Kyuranger (2017), no filme Super Hero Taisen Z (2013) e na série de cinema Space Squad (2017). Também marcou presença nos filmes solo da série Next Generation de Sharivan e Shaider, ambos lançados em 2014.


No Brasil, a série foi importada no início da década de 1990 pela Globo, com o título Space Cop – O Policial Espacial, uma adaptação do título para distribuição internacional: Space Cop Gabin. A chegada da série à emissora carioca foi motivada pelo sucesso dos tokusatsu na Rede Manchete, que desde 1988 fazia grande sucesso com o gênero.


O final da década de 1980 e início de 1990 foi marcado por uma invasão de heróis japoneses nas emissoras brasileiras. O volume de produções importadas ao mesmo tempo culminou em várias estreias fora de ordem. O melhor exemplo da situação foi a própria trilogia dos Policiais do Espaço: Gavan, Sharivan e Shaider, sendo dubladas por estúdios diferentes, exibidas por emissoras distintas e totalmente fora da cronologia original. Gavan, o precursor da trilogia, foi o último a estrear no país.


A estreia de Space Cop (ou “Gaban” como era chamado na dublagem) na Globo ocorreu em 4 de março de 1991, no programa Sessão Aventura, sendo exibido ao lado da série Bicrossers. Após a exibição de 20 episódios mudou para a faixa matinal, tendo todos os seus episódios exibidos como atração do programa Xou da Xuxa. No segundo semestre do mesmo ano, passou para a TV Gazeta de São Paulo, sendo exibido no início de noite ao lado das séries Shaider e Bicrossers no programa Gazetinha.


A dublagem da série ficou à cargo do extinto estúdio carioca VTI, contando com as vozes de Orlando Prado (eps. 1, 2 e 3) e Marco Ribeiro (eps. 4 a 44) como Gavan, Miriam Ficher como Mimi, Dário de Castro como Comandante Kom, Ilka Pinheiro como Marin, Carlos Seidl como Kojiro, Miguel Rosenberg como Sr. Gosuke, Peterson Adriano como Yucchi, Nair Amorim como Wakaba, Oberdan Júnior como Den Iga/Sharivan, Waldir Sant’anna como Sandorba e Voicer, Leonardo José como Caçador Maligno e Sônia Ferreira como Bruxa Kiba. A narração ficou por conta de Márcio Seixas.


Quanto a produtos lançados no mercado brasileiro, teve apenas uma fita VHS com os três primeiros episódios pelo selo Globo Vídeo.

Sharivan, Gavan e Shaider.
Sharivan, Gavan e Shaider.

[ * ] Bruno César é o criador do



::: F I C H A T É C N I C A :::

Space Cop - O Policial Espacial

Título original: Uchuu Keiji Gyaban ~ 宇宙刑事ギャバン Título internacional: Space Sheriff Gavan

Estreia no Japão: 05/03/1982 (TV Asahi) Total: 44 episódios


EQUIPE DE PRODUÇÃO


Criação: Saburo Yatsude

Roteiro: Shozo Uehara, Susumu Takaku, Mikio Matsushita, Kazue Abe, Tatsuro Nagai, Tomomi Tsutsui, Takeo Hayashi

Design de personagens: Katsushi Murakami (Gavan + veículos, não-creditado), Takayuki Masuo (inimigos), Tetsuro Akasaka, com a colaboração de Shuho Itabashi, Usagi Morino e Ryu Noguchi (não-creditados)

Diretores de ação: Osamu Kaneda, Minoru Yokoyama (Japan Action Club)

Trilha sonora: Chumei Watanabe

Efeitos sonoros: Oizumi Sound

Ilustrações: Ryu Noguchi

Confecção de personagens: Rainbow

Diretor de efeitos especiais: Nobuo Yajima Efeitos visuais: Den Film Effect

Diretores: Yoshiaki Kobayashi, Atsuo Okunaka, Hideo Tanaka, Takeshi Ogasawara, Kazushi Hattori

Produtores: Yuyake Usui (TV Asahi), Susumu Yoshikawa, Itaru Orita (ep. 11 em diante) (Toei Company)

Realização: TV Asahi, Toei, Asahi Tsushinsha


ELENCO

Takeshi Joyoji (Retsu Ichijoji) / Gavan: Kenji Ohba

Mimi: Kazuko Kana

Comandante Kom: Toshiaki Nishizawa

Marin: Kyoko Nashiro

Kojiro Oyama: Masayuki Suzuki

Wakaba Fuji: Sanae Nakajima

Yoichi Fuji: Susumu Fujiwara

Shigeru Toyama: Shinichi Kase

Tsukiko Hoshino: Aiko Tachibana

Caçador Maligno (Hunter Killer): Michio Iida

San Dorba: Ken Nishida

Bruxa Kiba: Noboru Mitani

Don Holler (voz): Shozo Iizuka (episódios 1~10), Takeshi Watanabe (episódios 11~44)

Voicer: Sonny Chiba Alan: Hiroshi Miyauchi (eps. 30, 31) Den Iga/ Sharivan: Hiroshi Watari (eps. 42, 44) Dublês e suit actors: JAC - Japan Action Club

Narrador: Masamune Kazunari

COMPRE AQUI
COMPRE AQUI
 

Deseja patrocinar este site? Fazer sugestões? Trocar uma ideia?

Envie mensagem pelo formulário de contato.


Apoio financeiro:

Também é possível doar qualquer valor para o autor, como forma de incentivo ao seu trabalho, através do PIX: nagado@gmail.com 


Lista de desejos: Para quem quiser colaborar com materiais, há uma lista de desejos na Amazon.


LINKS RECOMENDADOS:

Canal Túnel do Tempo TV
Canal Túnel do Tempo TV
Blogosfera - Cultura pop
Blogosfera - Cultura pop
Canal Francimar Colecionador
Canal Francimar Colecionador
Shockwave Radio
Shockwave Radio
Sala de Justiça - BR
Sala de Justiça - BR
Club CityPop
Club CityPop
Canal Barão von Douglas
Canal Barão von Douglas


Blog Sushi POP ~ Por Ale Nagado

bottom of page