top of page
Ale Nagado

GORENGER - O surgimento do Super Sentai

O primeiro esquadrão de heróis coloridos do tokusatsu.

Momorenger, Kirenger, Akarenger, Aorenger e Midoranger.

Por Bruno César [*]


Desde a estreia da série Esquadrão Relâmpago Changeman no Brasil, na segunda metade da década de 1980, o público passou a conhecer e admirar as séries tokusatsu da franquia Super Sentai. Esta apresenta esquadrões, geralmente compostos por cinco heróis, com uniformes coloridos, lutando contra terríveis impérios que pretendem dominar a Terra. Além de Changeman, outras três séries desta franquia foram exibidas posteriormente na televisão brasileira, sendo Goggle V – Os Guerreiros do Espaço, Comando Estelar Flashman e Defensores da Luz Maskman. Porém, a série que iniciou a citada franquia foi exibida no Japão no ano de 1975. Seu título é Himitsu Sentai Gorenger (Esquadrão Secreto Gorenger).

 

A princípio, Gorenger seria uma série isolada, já que na época não se cogitava a criação de uma franquia nos moldes apresentados pela produção. O termo “sentai”, no sentido de uma linhagem, foi usado pela primeira vez no título da série Taiyou Sentai Sun Vulcan, de 1981. A produtora Toei Company oficializou a franquia Super Sentai como tendo sido iniciada com a série Battle Fever J, de 1979. Posteriormente, as séries Gorenger e JAKQ (leia "Jakkar"), exibidas em 1975 e 1977, respectivamente, passaram a figurar na lista como as duas primeiras produções.

Akarenger, o modelo de líder de esquadrão.

A criação de Gorenger foi uma sugestão do produtor Toru Hirayama (1929-2013), sendo seu conceito desenvolvido pelo renomado mangaká Shotaro Ishinomori (1938-1998). A parceria destes dois nomes de peso já havia resultado em outros títulos aclamados, como Kamen Rider e Kikaider.


Enquanto as séries tokusatsu dos anos 60 foram marcadas por heróis gigantes, como Ultraman e Vingadores do Espaço, o início dos anos 70 trouxe heróis solitários que lutavam em tamanho humano, como Lion Man e o já citado Kamen Rider. No intuito de fazer algo diferenciado, Ishinomori trouxe uma temática inovadora para os live action, criando uma equipe com cinco heróis que enfrentariam uma organização maligna. Grupos de heróis já haviam sido apresentados em animês, como Gatchaman e Cyborg 009 (criado pelo próprio Ishinomori), sendo algo pouco explorado em séries tokusatsu.

 

Assim, em 5 de abril de 1975, estreia na televisão japonesa, com produção da Toei Company, a série Himitsu Sentai Gorenger (em português pode ser traduzido como “Esquadrão Secreto Gorenger”), pela NET (atual TV Asahi). O sucesso foi imediato e seu último episódio foi ao ar em 26 de março de 1977, totalizando 84 episódios. Uma marca considerável para um tokusatsu, cujas séries não costumam passar da casa dos 50 episódios. Devido à grande repercussão, foi encomendada outra série nos mesmos moldes para estrear ainda em 1977. A série seguinte, também criada por  Ishinomori e produzida por Hirayama, foi chamada como JAKQ.

Guerreiros do Exército da Cruz Negra.

A trama de Gorenger se inicia quando a Terra é ameaçada por uma terrível organização terrorista, chamada como Exército da Cruz Negra. Tal organização tinha por objetivo a destruição do planeta. Seu líder era o cruel Führer da Cruz Negra e contava com vários generais e monstros a seu serviço. Apenas a organização EAGLE (Earth Guard League) teria condições para defender a humanidade desta terrível ameaça.

 

O primeiro episódio mostra o Exército da Cruz Negra atacando as várias bases da EAGLE. Neste ataque foram mortos quase todos os oficiais, exceto cinco soldados. Estes foram convocados pelo chefe da EAGLE Japão, Gonpachi Edogawa, para integrar um esquadrão secreto chamado Gorenger. Sua base secreta ficaria localizada abaixo do restaurante “Snack Gon”. Ali receberiam instruções sobre suas missões em defesa da Terra. Ainda contariam com vários equipamentos e veículos de combate, como a fortaleza voadora Variblune.


Gorenger: Daita (amarelo), Akira (azul), Tsuyoshi (vermelho), Peggy (rosa) e Kenji (verde)

Os cinco jovens oficiais receberiam trajes de combate que lhes concederia grande força e habilidades especiais. Cada um teria uma cor, codinome e ataques específicos. Estes jovens eram Tsuyoshi Kaijo, o líder da equipe, com seu traje de combate vermelo é chamado como Akarenger. Akira Shinmei, o segundo em comando, com seu traje de combate azul é chamado como Aorenger. Daita Oiwa, possuidor de grande força física, com seu traje de combate amarelo é chamado como Kirenger. Peggy Matsuyama, a única garota da equipe, com seu traje de combate rosa é chamada como Momorenger. Finalmente, Kenji Asuka, o mais jovem da equipe, com seu traje de combate verde é chamado como Midorenger.

 

O personagem Daita Oiwa se destaca por sua personalidade forte, grande força física e estar sempre com fome, almoçando no restaurante Snack Go nas horas vagas. Além destas características, foi promovido a Chefe da filial de Kyushu da EAGLE, sendo substituído na equipe Gorenger por Daigoro Kumano, entre os episódios 55 e 67. Daigoro morre em um dos combates, fazendo com que Daita voltasse ao posto de Kirenger.

 

Gorenger ganhou seis filmes especiais, entre 1975 e 1978, sendo que o último colocou o esquadrão ao lado dos heróis da série JAKQ. A série é tida como um dos maiores clássicos da televisão japonesa. Além do Japão, foi exibida também nas Filipinas, onde fez grande sucesso e foi chamada como Star Rangers.

 

Ganhou adaptação para mangá, publicado entre abril de 1975 e julho de 1976 na revista Shonen Sunday, da editora Shogakukan, rendendo dois volumes. Em 2022, o título foi anunciado no mercado brasileiro pela editora NewPOP, sendo lançado em dezembro de 2023.

.

[*] Bruno César é autor do blog Clássicos na TV  e do Canal Túnel do Tempo TV.


SAIBA MAIS:

Sketch de Shotaro Ishinomori.

::: FICHA TÉCNICA :::


GORENGER

Título original: Himitsu Sentai Gorenger ~ 秘密戦隊ゴレンジャー

Estreia no Japão: 05/04/1975 (NET TV) Total: 84 episódios

EQUIPE DE PRODUÇÃO

Criação: Shotaro Ishimori

Roteiro: Shozo Uehara, Susumu Takaku, Hikaru Arai, Hirohisa Soda, Kimio Hirayama, Keisuke Fujikawa

Trilha sonora: Chumei Watanabe

Efeitos Especiais: Akira Suzuki

Diretor de efeitos especiais: Nobuo Yajima (não-creditado) Assistentes de direção: Kimio Hirayama, Koumichi Fukushima, Masaharu Takahashi, Toshihiro Tenma, Yoshitaka Matsumoto, Toshio Kobayashi, Toshio Magawa

Direção: Koichi Takemoto, Minoru Yamada, Katsuhiko Taguchi, Itaru Orita, Hidetoshi Kitamura, Michio Konishi

Produtores: Toru Hirayama, Michinao Fukazawa, Susumu Yoshikawa (Toei), Takashi Ogino (NET)

Realização: Toei Company, NET


ELENCO

Tsuyoshi Kaijo / Akarenger: Naoya Makoto

Akira Shinmei / Aorenger: Hiroshi Miyauchi

Daita Oiwa / Kirenger: Baku Hatakeyama (episódios 1 ~ 54, 67 ~ 84)

Daigoro Kumano / Kirenger II: Jiro Daruma (55 ~ 67)

Peggy Matsuyama / Momorenger: Risa Komaki

Kenji Asuka / Midorenger: Yukio Itoh

Führer da Cruz Negra: Mitsuo Ando (1 ~ 55), Nobuo Yana (56 - 84)

Gonpachi Edogawa: Toshio Takahara

Narrador: Nobuo Tanaka (1 ~ 14), Toru Ohira (15 ~ 84)

Dublês e suit actors: Ohno Kenyukai (1 ~ 66), JAC - Japan Action Club (67 ~ 84)




::: LINKS RECOMENDADOS :::


(Lista de BLOGS sobre cultura pop)







bottom of page