Uma pequena reflexão sobre um importante personagem da cultura pop japonesa.
Conheci o personagem Harlock através do longa Capitão Harlock e sua nave Arcádia ("My Youth in Arcadia", 1982), lançado no Brasil em VHS lá pelo final dos anos 80 pela Brazil Home Video (atual Sato Company). Criação icônica de Leiji Matsumoto (1938~2023), coautor de Yamato - Patrulha Estelar, é uma ficção científica clássica repleta de grandes batalhas e com uma estética visual maravilhosa. Surgiu no mangá em 1977 e já teve diversas aparições em animê, incluindo um filme em CGI.
E que história poderosa! A saga de Harlock fala sobre liberdade, honra, lealdade, senso de proteção aos mais fracos e coragem perante as adversidades. Harlock é um herói romântico que simboliza a bravura masculina e a luta contra o Estado totalitário, que busca o controle total sobre as pessoas. Não é sobre direita e esquerda, é sobre liberdade e livre arbítrio.
Há ecos do mundo de Harlock em nosso tempo, mas não há Harlocks no mundo real. Pensar por si próprio e manter a cabeça erguida é algo difícil nos tempos atuais. Mas, se não fizermos isso, aí sim estaremos dando razão a tudo o que achamos de errado.
Não se prostitua por dinheiro, popularidade ou por aceitação em um grupo. Seja discreto para se resguardar, mas seja coerente e firme. Pense com a própria cabeça, não abrace o senso comum, seja sábio para não comprar brigas desnecessárias e seja fiel a seus princípios. Seja um pouco Harlock.
Deseja patrocinar este site? Envie mensagem pelo formulário de contato.
Também é possível doar qualquer valor para o autor, como forma de incentivo ao seu trabalho, através do PIX: nagado@gmail.com
LINKS RECOMENDADOS: