Um fascinante trabalho do diretor Makoto Shinkai em início de carreira.
Takao Akizuka é um adolescente cursando o ensino médio. Diferente de outros de sua idade, ele tem um objetivo profissional um tanto incomum. Seu sonho é ser sapateiro, do tipo que desenha e produz artesanalmente modelos de calçados exclusivos. Ele chega a cabular aula em dias chuvosos para ficar desenhando no sossego da cobertura de um verdejante e silencioso parque.
Um dia, Takao vê uma bela mulher de olhar triste, sozinha em um banco do parque, em plena manhã. Nos dias em que cabula aula por causa da chuva, ela está sempre lá e, aos poucos, eles desenvolvem uma amizade.
Takao, bastante maduro para sua idade, começa a se preocupar com a mulher, que parece estar passando por um grande sofrimento, mas que não quer compartilhar nada sobre si.
Ele não sabe como e nem o porquê, mas sente que precisa muito ajudá-la e sente muito sua falta. E a mulher misteriosa, chamada Yukari Yukino, esconde um triste segredo. Ela é uma professora do ensino médio, afastada do trabalho por problemas emocionais. Esse encontro de duas pessoas tão diferentes levará ambos a uma jornada emocional que irá afetá-los profundamente.
Esse é o enredo de O Jardim das Palavras, uma animação do início de carreira do aclamado diretor Makoto Shinkai, de Your Name. Lançado em 2013, o animê tem apenas 46 minutos de duração e foi exibido em cinemas japoneses junto com o curta-metragem Dare ka no manazashi ("O Olhar de Alguém").
A animação é suave, os efeitos de iluminação transmitem toda a atmosfera intimista e o uso de cores é excepcional. Uma obra tão bonita e com tanto valor cinematográfico merecia uma duração bem maior, mas na época o nome de Makoto Shikai ainda não conseguia atrair investidores para uma estrutura de produção mais robusta.
A versão em mangá foi lançada no mesmo ano do filme, publicada em capítulos na revista mensal Afternoon (Editora Kodansha), sendo depois compilada em volume único, lançado Brasil em 2016 pela Editora NewPOP. A capa nacional creditou a desenhista como sendo Midori Motobashi, mas a maioria das referências, incluindo o site oficial da editora Kodansha, grafa seu sobrenome como sendo Motohashi.
Makoto Shinkai escreveu a história original e fez o roteiro para o animê, mas não roteirizou o mangá propriamente dito, enquanto Midori Motohashi adaptou a história sua narrativa visual e texto, e não apenas fez os desenhos. Isso fica claro na edição japonesa, que credita Shinkai como responsável pelo "gensaku" (原作), que seria "criação" ou "trabalho original". E Motohashi é creditada pelo "mangá" (漫画), indicando que ela fez toda a história em quadrinhos, incluindo a adaptação do roteiro, que apesar de fiel à obra original, tem seu próprio script. Existe também a versão literária, escrita pelo próprio Shinkai.
Depois de O Jardim das Palavras, a carreira de Shinkai não parou de crescer, com filmes aclamados mundialmente, como Your Name, O Tempo com Você e Suzume; mas a delicada e sentimental história de O Jardim das Palavras continua cativando o público. Em 2023, a história foi adaptada para uma peça de teatro em Londres, comprovando sua força narrativa.
As animações de Makoto Shinkai possuem um senso de encantamento causado pelo uso de cores e sublimes efeitos de iluminação. O ritmo perfeito, a sensível escolha da trilha sonora e a singeleza do olhar fazem dos filmes dele pequenas obras de arte.
Trailer oficial:
::: FICHA TÉCNICA :::
O JARDIM DAS PALAVRAS Título original: Kotonoha no Niwa [ 言の葉の庭 ]
Título internacional: The Garden of Words
Estreia no Japão: 31/05/2013 Streaming para o Brasil: Prime Video Duração: 46 minutos
EQUIPE DE PRODUÇÃO
História original e roteiro: Makoto Shinkai
Animação: CoMix Wave Film
Trilha sonora: Daisuke Kawashima Direção: Makoto Shinkai
Produtor: Noritaka Kawaguchi Distribuição: Toho
ELENCO ORIGINAL
Takao Akizuki: Wataru Sekine
Yukari Yukino: Kana Hanazawa
Mãe do Takao: Fumi Hirano
Irmão do Takao: Takeshi Maeda
Aizawa: Mikako Komatsu
Deseja patrocinar este site? Envie mensagem pelo formulário de contato.
Também é possível doar qualquer valor para o autor, como forma de incentivo ao seu trabalho, através do PIX: nagado@gmail.com
LINKS RECOMENDADOS: