Derivada do BanG Dream!, um grande projeto multimídia, banda entrega um J-pop vibrante.

A banda feminina Morfonica é um dos muitos projetos musicais japoneses criados por executivos, ou como se dizia antigamente, uma banda pré-fabricada. Sua identidade autoral é ensaiada, mas muito bem bolada e executada com grande competência, com muitas canções de qualidade, sendo um J-pop de primeira linha. As integrantes estão por trás das vozes de personagens de uma grande franquia sobre música, chamada BanG Dream!
O projeto BanG Dream! foi desenvolvido por Takaaki Kidani para sua empresa Bushiroad, que apresenta um universo de aventura, drama e humor envolvendo bandas femininas. A franquia surgiu primeiro como mangá em 2015, na revista mensal Bushiroad, ganhando série em animê em 2017, seguida de um jogo para celular.
Em 2019, a franquia chegou aos cinemas com um longa em animê, e já possui um grande número de fãs apaixonados, tanto pelas personagens quanto por suas atrizes vocais, ou seiyuu, que acabam sendo vistas como idols. O projeto transforma as bandas da série em conjuntos musicais reais, com gravações e shows.

A história começa com a estudante Kasumi Toyama, que entra em um colégio feminino e forma com amigas a banda Poppin´Party. Conforme a série avança, Kasumi e suas amigas vão tendo contato com bandas de outros colégios, e essas bandas vão tendo suas músicas apresentadas. A partir do mesmo projeto, surgiram as bandas Afterglow, Pastel Palettes, Roselia, Hello, Happy World!, Raise A Suilen e, finalmente, a Morfonica, com seu som temperado com violino clássico. Assim, o BanG Dream! é praticamente uma plataforma criada para promover bandas planejadas cuidadosamente.
Geralmente projetos assim são desprovidos de alma, visando o lucro acima de tudo, mas foi tomado um cuidado de agregar talentos verdadeiros, e oferecer produtos musicais comerciais, mas executados com muito profissionalismo.
Em todos os projetos derivados, são as próprias atrizes vocais que cantam, dançam e tocam os instrumentos. As integrantes da Morfonica são apresentadas como suas personagens na franquia, sendo elas: a vocalista Amane Shindô (a atriz Mashiro Kurata), a guitarrista Hina Sugata (Touko Kirigaya), a baixista Yuka Nishio (Nanami Hiromachi), a violinista Ayasa (Rui Yashio) e a baterista Mika (Tsukushi Futaba).

Mashiro é a mais jovem, tendo iniciado no projeto aos 15 anos. As instrumentistas entregam um bom trabalho tanto em estúdio quanto ao vivo, o que surpreende quando se lembra que são também atrizes vocais e dubladoras. A banda pode ter sido montada em um projeto de marketing, mas conseguiu a proeza de reunir atrizes vocais que também são excelentes na música e entregam shows de alta qualidade. E como brinde extra, mas fundamental nesse tipo de projeto, todas são bonitas em nível idol.
Para dar consistência aos grupos, diversos compositores e produtores renomados foram convocados desde o início. No caso da Morfonica, a maior parte de suas composições e arranjos são providenciados por compositores e arranjadores do estúdio Elements Garden, especializado em trilhas sonoras para animê e games.
Morfonica iniciou suas atividades oficialmente em 2020, com o primeiro de vários singles, intitulado "Daylight", que chegou ao segundo lugar na parada de sucessos medida pela empresa Oricon. Em 2023, lançaram um mini-álbum chamado Forte e um álbum completo chamado QUINTET, sendo que este último chegou ao top 10 de álbuns no Japão.
Alternando o trabalho musical de gravações e shows com trabalhos de voz para animês e projetos pessoais, a Morfonica segue ganhando vida própria, com um som melódico e vibrante.
PS: Caso este post desperte interesse, outros podem ser produzidos envolvendo o universo BanG Dream!
::: V Í D E O S :::
1) "Daylight" Letra e arranjo: Asuka Oda / Melodia: Noriatsu Agematsu
2) "Flame of hope" ~ Ao vivo
Letra: Asuka Oda / Melodia: Noriatsu Agematsu / Arranjo: Kotaro Shimoda
3) Trailer do segundo álbum da banda, intitulado Polyphony. Lançamento: 12/03/2025
Deseja patrocinar este site? Fazer sugestões? Trocar uma ideia?
Envie mensagem pelo formulário de contato.
Apoio financeiro: Também é possível doar qualquer valor para o autor, como forma de incentivo ao seu trabalho, através do PIX: nagado@gmail.com
LINKS RECOMENDADOS: