top of page

Morfonica - Uma banda de dubladoras

Ale Nagado

Derivada do BanG Dream!, um grande projeto multimídia, banda entrega um J-pop vibrante.

Ayasa, Rina, Amane, Yuka e Mika, na capa do primeiro álbum, "QUINTET".
Ayasa, Rina, Amane, Yuka e Mika, na capa do primeiro álbum, "QUINTET".

A banda feminina Morfonica é um dos muitos projetos musicais japoneses criados por executivos, ou como se dizia antigamente, uma banda pré-fabricada. Sua identidade autoral é ensaiada, mas muito bem bolada e executada com grande competência, com muitas canções de qualidade, sendo um J-pop de primeira linha. As integrantes estão por trás das vozes de personagens de uma grande franquia sobre música, chamada BanG Dream!


O projeto BanG Dream! foi desenvolvido por Takaaki Kidani para sua empresa Bushiroad, que apresenta um universo de aventura, drama e humor envolvendo bandas femininas. A franquia surgiu primeiro como mangá em 2015, na revista mensal Bushiroad, ganhando série em animê em 2017, seguida de um jogo para celular.


Em 2019, a franquia chegou aos cinemas com um longa em animê, e já possui um grande número de fãs apaixonados, tanto pelas personagens quanto por suas atrizes vocais, ou seiyuu, que acabam sendo vistas como idols. O projeto transforma as bandas da série em conjuntos musicais reais, com gravações e shows.

O mangá, por Mami Kashiwabara.
O mangá, por Mami Kashiwabara.

A história começa com a estudante Kasumi Toyama, que entra em um colégio feminino e forma com amigas a banda Poppin´Party. Conforme a série avança, Kasumi e suas amigas vão tendo contato com bandas de outros colégios, e essas bandas vão tendo suas músicas apresentadas. A partir do mesmo projeto, surgiram as bandas Afterglow, Pastel Palettes, Roselia, Hello, Happy World!, Raise A Suilen e, finalmente, a Morfonica, com seu som temperado com violino clássico. Assim, o BanG Dream! é praticamente uma plataforma criada para promover bandas planejadas cuidadosamente.


Geralmente projetos assim são desprovidos de alma, visando o lucro acima de tudo, mas foi tomado um cuidado de agregar talentos verdadeiros, e oferecer produtos musicais comerciais, mas executados com muito profissionalismo.


Em todos os projetos derivados, são as próprias atrizes vocais que cantam, dançam e tocam os instrumentos. As integrantes da Morfonica são apresentadas como suas personagens na franquia, sendo elas: a vocalista Amane Shindô (a atriz Mashiro Kurata), a guitarrista Hina Sugata (Touko Kirigaya), a baixista Yuka Nishio (Nanami Hiromachi), a violinista Ayasa (Rui Yashio) e a baterista Mika (Tsukushi Futaba).

Rui Yashio (Ayasa), Yuka Nishio (Nanami), Mashiro Kurata (Amane), Tsukushi Futaba (Mika) e Touko Kirigaya (Hina).
Rui Yashio (Ayasa), Yuka Nishio (Nanami), Mashiro Kurata (Amane), Tsukushi Futaba (Mika) e Touko Kirigaya (Hina).

Mashiro é a mais jovem, tendo iniciado no projeto aos 15 anos. As instrumentistas entregam um bom trabalho tanto em estúdio quanto ao vivo, o que surpreende quando se lembra que são também atrizes vocais e dubladoras. A banda pode ter sido montada em um projeto de marketing, mas conseguiu a proeza de reunir atrizes vocais que também são excelentes na música e entregam shows de alta qualidade. E como brinde extra, mas fundamental nesse tipo de projeto, todas são bonitas em nível idol.


Para dar consistência aos grupos, diversos compositores e produtores renomados foram convocados desde o início. No caso da Morfonica, a maior parte de suas composições e arranjos são providenciados por compositores e arranjadores do estúdio Elements Garden, especializado em trilhas sonoras para animê e games.


Morfonica iniciou suas atividades oficialmente em 2020, com o primeiro de vários singles, intitulado "Daylight", que chegou ao segundo lugar na parada de sucessos medida pela empresa Oricon. Em 2023, lançaram um mini-álbum chamado Forte e um álbum completo chamado QUINTET, sendo que este último chegou ao top 10 de álbuns no Japão.


Alternando o trabalho musical de gravações e shows com trabalhos de voz para animês e projetos pessoais, a Morfonica segue ganhando vida própria, com um som melódico e vibrante.


PS: Caso este post desperte interesse, outros podem ser produzidos envolvendo o universo BanG Dream!


::: V Í D E O S :::


1) "Daylight" Letra e arranjo: Asuka Oda / Melodia: Noriatsu Agematsu


2) "Flame of hope" ~ Ao vivo

Letra: Asuka Oda / Melodia: Noriatsu Agematsu / Arranjo: Kotaro Shimoda


3) Trailer do segundo álbum da banda, intitulado Polyphony. Lançamento: 12/03/2025



 
COMPRE AQUI
COMPRE AQUI
 

Deseja patrocinar este site? Fazer sugestões? Trocar uma ideia?


Envie mensagem pelo formulário de contato.

Apoio financeiro: Também é possível doar qualquer valor para o autor, como forma de incentivo ao seu trabalho, através do PIX: nagado@gmail.com 



LINKS RECOMENDADOS:

Canal Túnel do Tempo TV
Canal Túnel do Tempo TV
Club CityPop
Club CityPop
Canal Barão von Douglas
Canal Barão von Douglas
Shockwave Radio
Shockwave Radio
Canal Francimar Colecionador
Canal Francimar Colecionador
Blogosfera - Cultura pop
Blogosfera - Cultura pop
Sala de Justiça - BR
Sala de Justiça - BR

Blog Sushi POP ~ Por Ale Nagado

bottom of page