top of page
Ale Nagado

A condecoração de Sonia Luyten

Agraciada com a Ordem do Sol Nascente, a pesquisadora brasileira foi homenageada por sua extensa carreira no estudo e divulgação do mangá e do animê.

Sonia Luyten, no discurso de agradecimento. Foto: Dulcilia Buitoni

Conforme noticiado aqui no Sushi POP, a veterana professora, pesquisadora e escritora Sonia Maria Bibe-Luyten foi escolhida para ser homenageada pelo Governo Japonês com a comenda da Ordem do Sol Nascente - Raios de Ouro e Prata. É a chamada Comenda de Primavera do sexto ano da Era Reiwa.


Trata-se de uma tradicional homenagem dada pelo Imperador do Japão, para pessoas ao redor do mundo, que promoveram a divulgação da cultura japonesa e a aproximação entre as nações. A divulgação foi feita no final de abril e a cerimônia de outorga da medalha e diploma aconteceu no último dia 26 de julho, em São Paulo, capital.


Em um discreto evento reservado a autoridades, familiares e amigos, Sonia Luyten foi condecorada pelo cônsul geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu, e sua esposa, a consulesa Junko Shimizu. A cerimônia, realizada na residência oficial do cônsul, seguiu um protocolo solene e primou pela simplicidade e elegância.

Estavam lá, prestigiando a professora, os presidentes das entidades Bunkyô, Aliança Cultural Brasil-Japão e Fundação Japão.


Entre os convidados da área editorial e de quadrinhos, o mais ilustre era o empresário e autor Mauricio de Sousa, acompanhado de sua esposa, a diretora de arte Alice Takeda. Também estavam presentes pesquisadores da área acadêmica, como Waldomiro Vergueiro, Nobu Chinen e Ivelise Fortim. O cartunista e jornalista JAL, e o casal Noryuki e Cristiane Sato, da ABRADEMI, também estavam presentes.

A consulesa Junko Shimizu, Sonia Luyten e o cônsul Toru Shimizu. Foto: ABRADEMI

Houve pronunciamentos do cônsul Toru Shimizu, do Presidente da Fundação Japão, do JAL e, por fim, um pequeno e emocionante discurso da homenageada. Durante o almoço oferecido aos convidados, houve um momento de confraternização entre os presentes.

Foi uma justa homenagem a quem trabalhou e continua trabalhando pela cultura e sempre ajudou muita gente, incluindo este que vos escreve.


Pesquisadora acadêmica renomada, ela sempre valorizou a boa cultura, independente de títulos e rótulos. Defendendo o valor artístico, histórico, social e cultural do mangá e enfrentando a indiferença no meio acadêmico quando iniciou seus trabalhos, Sonia Luyten sempre lutou tendo como armas a perseverança, a seriedade e a excelência do trabalho, sendo uma das inspirações para este site.

Em pé: Nobu Chinen, Natânia Nogueira, Dulcília Buitoni, Ale Nagado, Waldomiro Vergueiro, Ivelise Fortim, Cristiane Sato, Noryuki Sato. Sentados: Daniela Baptista, Toru Shimizu, Sonia Luyten, Junko Shimizu e Leiko Matsubara. Foto: Jornal Nippon Já
Com Sonia Luyten, no salão de eventos.

Agradecimentos: Sonia Luyten e jornal Nippon Já.


 

APOIE O TRABALHO DO AUTOR DESTE SITE


Você, que já leu várias matérias no Sushi POP, ou é leitor antigo (Herói, Omelete, Henshin...), já considerou a possibilidade de fazer uma doação para apoiar meu trabalho?


Se você quer apoiar o trabalho de mais de 30 anos de divulgação cultural do autor (que vai além deste site), faça uma contribuição financeira a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. Agradeço a todos os que já fizeram ao menos uma doação.


- Se preferir, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com 


::: LINKS RECOMENDADOS :::






bottom of page