top of page

Star Exodus

Ale Nagado

Literatura brasileira de ficção científica inspirada em Patrulha Estelar.

A capa do livro, por Leonardo Bussadori.
A capa, por Leonardo Bussadori.

Star Exodus é o nome de um livro e também de um projeto multimídia desenvolvido pelo escritor e editor M.V. Garrett, ou Marcus Garrett, da Edições Cosmos.


Fascinado pelo clássico animê Patrulha Estelar e apaixonado por literatura de ficção científica, o autor criou um universo próprio para servir de palco para grandes aventuras, envolvendo exploração espacial e batalhas épicas. O livro começa com um narrador, no futuro distante, contando os fatos sobre os quais gira o enredo de Star Exodus. No século XXIII, é descoberto que uma estrela de nêutrons está em rota de colisão com a Terra, o que levará a humanidade à extinção dentro de 30 ou 35 anos. Então, é formulado um complexo plano de transferir a população do planeta para um novo mundo a ser descoberto. Diversas naves militares e de pesquisa são enviadas rumo a diversos sistemas com possibilidade de abrigar planetas compatíveis com a vida humana. A segunda parte apresenta as principais naves da Terra, com descrições técnicas, apresentação dos capitães e um breve relato sobre o destino de cada missão. Somente depois disso, é apresentado em formato de conto a aventura do Rebocador Espacial Albatroz e sua simpática tripulação de idosos, que acidentalmente faz contato com uma raça alienígena, fato que será fundamental para o futuro da humanidade. É a melhor parte do livro, e poderia ter sido melhor explorada, com uma narrativa mais extensa. Concluindo, o autor apresenta suas motivações, ideias e explica conceitos científicos utilizados na obra.


Em termos literários, a obra representa um guia de introdução ao universo ficcional de Star Exodus, que parte de premissas atuais com projeções para o futuro, tanto no campo científico quanto geopolítico.

Inspiração em Patrulha Estelar como ponto de partida para um projeto multimídia.
Inspiração em Patrulha Estelar como ponto de partida para um projeto multimídia.

Ponto de partida do projeto, o livro é fartamente ilustrado. Porém, as ilustrações foram criadas por Inteligência Artificial, o que é algo sobre o qual este site se posiciona fortemente contra. O argumento do autor é que não tinha verba para pagar o tanto de ilustrações que o projeto necessitava. A maioria das artes foi retocada pelo designer Leonardo Bussadori, que ilustrou pessoalmente a capa. Aqui, vale ressaltar que ter retoques feitos por um humano não ameniza o grande demérito de se usar I.A. para o trabalho de criação de artes, por questões financeiras. As naves, que são em sua maioria variações do Yamato (a nave da Patrulha Estelar), ficaram com visual bem produzido e até interessante. Porém, as desnecessárias artes realistas dos capitães e oficiais causam aquela sensação incômoda de figuras humanas geradas por I.A., semelhantes a muita coisa que já se vê na internet. Carecem de naturalidade, o que pode ser uma percepção muito subjetiva, já que há muita gente que gosta desse estilo de imagem. O projeto inclui uma trilha sonora composta de peças instrumentais, canções e hinos militares, tudo gerado por I.A. segundo especificações do escritor M.V. Garrett. São músicas feitas como variantes de obras existentes, resultando em peças de música erudita ou eletrônica sem personalidade, ainda que possuam evidentemente sua beleza. Tudo foi gerado, incluindo as letras das canções e as vozes humanas, após centenas de horas de testes e escritas de prompt (linhas de comando), até que a I.A. entregasse ao autor o resultado que ele almejava. Isso não deve ser considerado criação artística, no máximo um trabalho de produtor.

O jogo de Star Exodus.
O jogo de Star Exodus.

No site da editora, é possível comprar essa trilha musical em mídia física, seja em CD ou até em fita cassete, o que é algo surpreendente, dada a situação atual de descaso de grande parte da sociedade para com as mídias físicas. É um projeto com fundo bastante saudosista, e certamente houve um considerável investimento para que isso fosse produzido. O que se lamenta é que não foi possível incluir artistas reais nessa conta de despesas. A parte potencialmente mais interessante a complementar o livro é o jogo de cartas, que segue o estilo do clássico Super Trunfo, onde os jogadores confrontam características das naves descritas e ilustradas nos cards. Com isso, fica claro que Star Exodus é um projeto bastante abrangente e detalhado, feito por um grande entusiasta de aventuras espaciais e dono de grande bagagem cultural. O lançamento é de uma editora ainda estreante no mercado, a Edições Cosmos, que lançou também o livro Coleção em Ação Show.


Independente de todas as críticas feitas ao uso de I.A. nesse projeto, o material literário tem seu valor. O universo ficcional apresentado é rico em detalhes e pode agradar a entusiastas de RPG com temas espaciais ou simplesmente quem aprecia e coleciona literatura de ficção científica.


STAR EXODUS Autor: M. V. Garrett Capa e design gráfico: Leonardo Bussadori

Ilustrações: I.A. Formato: 21 x 14,8 cm, com 144 páginas Lançamento: Edições Cosmos (2024)

::: E X T R A :::

Confira a trilha sonora completa, disponível também em CD e fita cassete, no site da Edições Cosmos.


Artigos sobre Inteligência Artificial:



 

Deseja patrocinar este site? Fazer sugestões? Trocar uma ideia?


Envie mensagem pelo formulário de contato.

Apoio financeiro:

Também é possível doar qualquer valor para o autor, como forma de incentivo ao seu trabalho, através do PIX: nagado@gmail.com 


Lista de desejos:Para quem quiser colaborar com materiais, há uma lista de desejos na Amazon.


LINKS RECOMENDADOS:

Blogosfera - Cultura pop
Blogosfera - Cultura pop
Canal Túnel do Tempo TV
Canal Túnel do Tempo TV
Canal Barão von Douglas
Canal Barão von Douglas
Shockwave Radio
Shockwave Radio
Canal Francimar Colecionador
Canal Francimar Colecionador
Sala de Justiça - BR
Sala de Justiça - BR

Blog Sushi POP ~ Por Ale Nagado

bottom of page