Uma das mais simpáticas estrelas do Japão, consagrada no mundo do animê, do J-pop e nas franquias Love Live e Ultraman.
A imensa produção de animações japonesas criou um sólido mercado de trabalho para muitos profissionais ao longo de décadas. Entre os mais celebrados pelos fãs estão aqueles que fazem as vozes originais dos personagens que encantam gerações. Em seu país, vários possuem tratamento de celebridades da mídia, mas o mesmo não acontece ao redor do mundo. Isso, porém, tem mudado aos poucos.
Primeiro com os fansubs que legendavam animês de fãs para fãs; e atualmente com os serviços de streaming, as vozes originais japonesas têm ficado cada vez mais conhecidas dos fãs ocidentais. Entre as donas de vozes famosas, um nome que merece destaque é o da cantora e dubladora Suzuko Mimori.
Nascida como Suzuko Kurokawa em 28 de junho de 1986, ela é natural de Tóquio, capital do Japão. Enquanto tentava a carreira artística, começou como dançarina. Um dia, um produtor a ouviu nos bastidores de um ensaio e sugeriu que ela fizesse um teste como dubladora. Ou melhor, como "atriz vocal" ("seiyuu" em japonês), sendo este o termo mais correto quando se trata de gravar uma voz original, e não substituir uma voz de outro idioma.
Em 2010, Mimorin (como é conhecida entre os fãs) estreou em Kids Gekijou, seguido de Tantei Opera Milky Holmes. Graças ao trabalho nesta série, ela foi reunida com outras três dubladoras do elenco para formar o grupo musical Milky Holmes, que se manteve ativo até 2019.
Um de seus destaques em início de carreira foi na franquia Card Fight!! Vanguard (2011), grande febre entre crianças e adolescentes. A partir daí, seu trabalho foi ficando cada vez mais conhecido e ela acumularia participações em BTOOOM!, Outbreak Company, FAIRY TAIL, High School DxD Series, Cutey Honey Universe, Tiger Mask W, SSSS.Gridman e diversas outras obras.
Fez vozes para games, além de animês originais para web, vídeo e cinema, mas é na TV que ficou mais conhecida. Especificamente como dubladora, fez a voz japonesa da boneca Barbie, na engraçada série para internet Barbie: Life in The Dreamhouse (2015).
Em 2013, fez um de seus trabalhos mais emblemáticos, ao fazer a voz da personagem Umi Sonoda, da série Love Live! School Idol Project. Essa produção foi um ambicioso projeto em conjunto da ASCII Media Works, Dengeki G´S Magazine, a gravadora Lantis e o Studio Sunrise, sobre uma turma de meninas que forma um grupo musical para tentar ajudar a promover sua escola e impedir seu fechamento por falta de alunos. Empreitada multimídia envolvendo série em animê, games, CDs e shows ao vivo, Love Live! se tornou uma obra cultuada.
São nove personagens centrais, e todas foram interpretadas por dubladoras que também tinham que ser cantoras e dançarinas, pois deveriam se apresentar em shows ao vivo como suas personagens.
O resultado foi formidável e, com grande promoção de marketing, todas as donas das CV (de "Character Voice") de Love Live! brilharam como se fossem estrelas idol - e algumas realmente já eram vistas assim. Uma curiosidade sobre essa área de atuação vocal no Japão é que, especialmente de uns 20 anos para cá, foi sendo cada vez mais exigido que as artistas fossem bonitas e soubessem dançar bem, pois assim poderiam ter uma atuação multimídia.
O grupo formado foi batizado de μ's (do inglês "Muse"). Suzuko, com seus 23 anos aparentando ainda menos, foi uma das que mais se destacou, e fez um trabalho excepcional, fazendo de Umi Sonoda uma das personagens mais populares da série. O grupo das musas de Love Live! lançou vários sucessos, inclusive um grande hit das anime songs, "Snow Halation", que tocou no episódio de Natal da série.
Como dubladora, um dos destaques de sua carreira foi ter feito a voz em japonês da personagem Pinkie Pie, nas duas primeiras temporadas da animação My Little Pony - Friendship is Magic (2010).
Dona de grande beleza, Suzuko Mimori também fez alguns trabalhos como atriz e até modelo, mas nunca investiu muito nessas áreas, preferindo a música e a atuação vocal. Aumentando seu público, em 2017 fez a voz do computador R.E.M., na série Ultraman Geed. No episódio 19, REM assume forma humana, interpretada pela própria Suzuko.
Em 2018, gravou a voz da personagem inspirada no robô King Joe, na segunda temporada dos curtas animados de Kaiju Girls, que unia garotas fofinhas com os monstros da franquia Ultraman. No mesmo ano, voltou a atuar como a voz de REM no especial de cinema de Geed, gravou um tema exclusivo para REM, com sua versão para o tema do herói e, de quebra, ainda gravou o tema de encerramento de Ultraman R/B. Posteriormente, ganhou um novo papel no Universo Ultra, fazendo a voz da Ultrawoman Mari, nome original da Mother of Ultra, que teve papel importante na minissérie Ultra Galaxy Fight - The Absolute Conspiracy, em 2020.
Além de gravar muitos temas de séries, ela também tem lançamentos não-relacionados com trilhas sonoras, com uma carreira repleta de sucessos no J-pop. Ela, inclusive, já se arriscou na composição, escrevendo letras para algumas de suas canções.
Em 2019, casou-se com o astro da luta-livre japonesa, Kazuchika Okada, cinco vezes campeão de wrestling e membro da NJPW - New Japan Pro-Wrestling. Adotou o sobrenome do marido, tornando-se Suzuko Okada, mas isso não alterou seu nome artístico. Aqui, vale um parênteses interessante sobre sua postura. Ela é tratada como uma celebridade que nunca carregou o rótulo de "idol" e, diferente de muitas artistas, não deixou que empresários controlassem sua vida, sendo filiada à agência Hibiki Cast. Uma idol tem a vida controlada e geralmente contratos pesados proíbem as garotas de terem relacionamentos amorosos, para não quebrar o sonho dos fãs que a idealizam como se estivessem à sua espera. (Sim, isso é doentio...)
Ainda hoje, muitas cantoras e artistas japonesas; especialmente jovens idols (mas também muitas artistas veteranas), escondem sua vida pessoal e estado civil sob ameaças contratuais, para não frustrar os fãs que as veem como "namoradas platônicas". Suzuko inclusive anunciou publicamente o casamento com o lutador, e teve apoio de seus fãs, que aparentemente possuem um perfil um pouco diferente e mais maduro do que os otakus idólatras que perseguem suas artistas favoritas.
Com uma atividade diversificada e um profissionalismo reconhecido em diferentes áreas, Suzuko Mimori já é uma veterana das mais respeitáveis. Incansável, segue firme sendo uma das artistas mais respeitadas e queridas no cenário da cultura pop.
Site oficial: www.mimorin.com Veja também: Seiyuu - Celebridades da voz
::: SELEÇÃO DE VÍDEOS :::
1) Chance ~ Short version (2019)
- Terceiro tema de encerramento do animê Diamond no Ace - Act II. Letra: hotaru / Melodia: Masayoshi Ooishi
2) Watashi tachi wa mirai no haná ("Nós somos as flores do futuro")
- Canção solo da personagem Umi Sonoda, de Love Live! School Idol Project. Aqui, Suzuko esbanja carisma e entrega uma performance melhor até que a versão em estúdio.
Letra: Aki Hata / Melodia: Seiji Miura
3) Geed no Akashi ("A provação de Geed") Letra: Sumiyo Mutsumi / Melodia: Kenji Kawai
- Versão lenta do tema de Ultraman Geed (2017), gravada para um single promocional, junto com uma canção original para sua personagem na série, a inteligência artificial REM.
4) Conhecendo a "Otaroad" ao lado de Suzuko Mimori:
- O canal americano Culture Japan, do YouTuber Danny Choo, fez um especial em duas partes onde o apresentador se encontra com Suzuko Mimori e percorre algumas ruas e pontos especiais para a comunidade otaku. A gravação foi feita em Osaka, no quarteirão conhecido pela comunidade otaku por "Otaroad", onde eles percorreram algumas lojas e até um Maid Cafe.
Enquanto isso, um pouco da rotina profissional de Suzuko era relatado. O ano era 2012 e a conversa é deliciosa, cheia de diversão e Suzuko, bem menina, esbanja simpatia a graciosidade. Som original, com legendas em inglês. Imperdível!
------------------------------------
- Não perca nenhuma atualização. Já tem o app? Use esse código de convite: 6Q946U
- Contribua com o Sushi POP e incentive o trabalho do autor.