top of page
Ale Nagado

The Gene of A.I.

Questões éticas e espirituais profundas em uma série que aborda o futuro da Inteligência Artificial.

Visões sombrias do futuro.

Em um mundo futurista, a Inteligência Artificial está presente no meio das pessoas, através de humanoides que convivem com os seres humanos. Na trama, os humanoides são seres bio-mecânicos dotados de inteligência artificial e sentimentos. Não são tratados como robôs (vistos como simples máquinas), mas como pessoas reais.


Os humanoides são dotados de emoções, tal qual os humanos naturais, e representam 10% da população mundial. Leis foram criadas, tanto para garantir seus direitos, quanto para restringir suas habilidades. Considerados seres vivos, os humanoides se casam, adotam filhos e constituem famílias.


Os humanoides possuem capacidades especiais, mas também são programados para simular envelhecimento e morrer, além de possuírem travas de desenvolvimento para que não sejam mais fortes ou mais inteligentes do que humanos comuns. Dessa forma, não são vistos como aberrações ou ameaças. A legislação que rege os humanoides também estabelece que é um crime grave fazer back up de uma mente, seja por qual motivo for.

Dr. Hikaru Sudo

O Dr. Sudo é um médico especialista em tratar humanoides e mesmo robôs, operando mentes computadorizadas e corpos alterados conforme a necessidade. Sudo é um humanoide bastante inexpressivo, contido e de personalidade contemplativa, o que lhe confere um ar misterioso. Ele teve uma infância difícil, pois era muito doente e se tornou médico especializado em humanoides.


Sua mãe está presa por ter vendido cópias de sua mente e memórias a fim de conseguir dinheiro para cuidar dele. Sudo a visita eventualmente, enquanto procura por cópias da mente dela. Ele é o proprietário da Sudo New Clinic, e cuida do lugar auxiliado por Lisa Higuchi, uma garota humanoide que é apaixonada por ele. Lisa é prestativa e totalmente devotada a seu trabalho. Quando necessário, Sudo ainda pode trocar ideia com a Inteligência Artificial de nome Jay, um avançado computador de seu consultório. Fora do consultório, poucas pessoas têm a confiança de Sudo.

Lisa Higuchi

Kaoru, que aparenta ser uma mulher, é na verdade um antigo colega de Sudo, que se submeteu a várias cirurgias para ter o corpo de uma mulher atraente, recusando classificações quanto a ser homem ou mulher. De atitudes diretas, mente depravada e sem pudores, Kaoru gosta do que é diferente e fora do convencional. Como em tantos outros casos, Sudo não julga, apenas observa.


No controle desse mundo aparentemente controlado e que esconde muito sofrimento, está MICHI, que parece uma criança, mas é um humanoide com I.A. extremamente avançada. O nome é uma sigla para Multimodal Interface for Communication with Human Intelligence. Kaoru faz parte da equipe que tenta aperfeiçoar MICHI.


A realidade da série parece se desenhar como algo que poderia, teoricamente, impedir o Japão do desaparecimento, visto que o país, no mundo real, está caminhando para uma gradual extinção, devido às baixas taxas de natalidade e à impossibilidade de reverter o iminente colapso populacional.


A série é estruturada em episódios fechados, autocontidos. Alguns trazem mais de uma história acontecendo em paralelo. São todos dramas que abordam diferentes dilemas que atingem humanos, humanoides e robôs. Sudo também age fora do sistema quando preciso, assumindo o codinome Mogadeet. O nome foi inspirado no premiado conto "Love is The Plan, The Plan is Death", de James Tiptree Jr., pseudônimo da escritora americana Alice Sheldon (1915~1987)

Uma delicada operação na Clínica Sudo.

Logo no primeiro episódio, um homem pede a Sudo que faça um back up e restaure a memória de sua esposa humanoide, pois ela fora infectada com um vírus digital e pode morrer se não reiniciar. Sudo avisa, no entanto, que ela perderá as memórias mais recentes.


A própria paciente entra em desespero quando está prestes a ser operada, pois fica em dúvida se, com a limpeza do sistema e reinicialização, sua consciência (alma) irá morrer e se a cópia será na prática uma outra consciência, apenas imitando a dela, com as mesmas memórias. Como ela não terá memórias recentes, sequer saberá que passou por esse dilema. O sofrimento atinge a filha do casal, que experimenta um intenso sofrimento. Em cada caso apresentado, um dilema moral ou uma crise existencial são apresentados ao público. Em outra história, um humanoide que pratica atletismo ao lado de seu melhor amigo, que é humano, fica arrasado ao perceber que, por mais que treine, seu corpo é programado para ter limites bem definidos. E os casos se sucedem: Uma mulher quer que seu filho se livre de seu ursinho robô falante, que é visto por todos como um mero brinquedo, mas as coisas não são tão simples. Uma garota vive com um namorado robô, até que ela se apaixona por um ser humano de verdade e devolve o robô a seu fabricante. Mas ela não se sente bem ao fazer isso com quem se dedicou tanto a ela, mesmo sabendo que ele foi programado para tal. Surge depois um garoto humanoide que tem descontrole emocional e preocupa as pessoas ao seu redor. Ele é um grande pianista, e sua mãe tem receio de que o tratamento cerebral indicado altere algum aspecto de seu ser. Em cada caso, um sofrido dilema impacta cada personagem que chega ao consultório do Dr. Sudo.


A narrativa é cadenciada, contemplativa, gerando uma atmosfera quase sempre pesada e os momentos de humor são raros. Não é um desenho para todos pois, apesar de ser um trabalho para o público shonen (adolescente), apresenta dilemas morais e filosóficos complexos.

Capa do mangá original.

The Gene of A.I., ou "AI no Idenshi" ("A ilusão da IA") surgiu como mangá em 2015, uma criação de Kyuuri Yamada para a revista Shuukan ("Semanal") Shonen Champion, da editora Akita Shoten. Teve 87 episódios até 2017, compilados em oito volumes.


Posteriomente, houve obras derivadas, como o mangá Ai no Idenshi RED QUEEN, publicado na revista mensal Bessatsu ("Volume separado") Shonen Champion entre 2017 e 2019, gerando mais cinco volumes. Depois, veio Ai no Idenshi Blue Age, novamente na Bessatsu Shonen Champion, em 2020. Essa série está em andamento enquanto esta resenha foi escrita, e o volume seis foi lançado em junho de 2023.


The Gene of A.I. é uma obra diferenciada, não por sua produção e nem por seus personagens centrais, mas pela inteligente e sensível apresentação de dramas morais e éticos decorrentes da evolução da Inteligência Artificial. Há críticas ao mundo moderno e cada vez mais controlado, como em uma cena em que Sudo entra em seu carro e avisa o computador de bordo que irá dirigir pessoalmente. A voz do carro então lhe avisa que dirigir ao invés de deixar no controle automático irá cancelar seu seguro de acidentes, ao que ele se incomoda.


The Gene of A.I. fala sobre escolhas, sobre indivíduos, sentimentos, responsabilidades e, apesar de Sudo duvidar da existência de Deus, lida com o transcendental e as diferenças entre memória, mente e alma. A série não traz respostas fáceis, não mostra soluções, mas desperta reflexões que vão muito além das situações fantásticas de um mundo futurista e hipotético.

Texto no topo da imagem: "Esta é a história do nosso futuro"

LEIA TAMBÉM:


TRAILER OFICIAL:


::: FICHA TÉCNICA :::


THE GENE of A.I.

Título original: AI no Idenshi ~ AIの遺電子 ("A Ilusão da Inteligência Artificial")

Estreia no Japão: 08/07/2023 (Mainichi Broadstation, TBS e outras)

Número de episódios: 12

Streaming para o Brasil: Crunchyroll

Classificação indicativa: 14 anos (Nota: Este blog recomenda para adultos.)


EQUIPE DE PRODUÇÃO

Criação: Kyuuri Yamada

Composição da série/ Roteiro: Ryunosuke Kanetsuki

Character design/ Diretor geral de desenho de personagens: Kei Tsuchiya

Character design (personagens secundários): Tomomi Ozaki

Desenho de roupas: Haruna Katsu

Desenho de veículos: Hiroyuki Kasugai

Desenho de acessórios mecânicos: Yutaka Minowa

Desenho de acessórios: Aiko Wakatsuki

Story-boards: Yuzou Satou, Yoshiaki Kawajiri e outros

Animação: Madhouse

Trilha sonora: Takashi Oomama, Natsumi Tabuchi

Efeitos sonoros: Naoto Yamaya

Produtor musical: Daisuke Mizuta

Diretores de animação: Lee jae-han, Yoon jeong-hye, Kim ran-yeong, Park eun-ah e outros

Diretores-chefes de animação: Jang kil-yong, Ryu seung-chul, Song jin-hee e outros

Direção: Takahiro Umehara, Akiko Nakano,

Direção geral: Yuzo Sato

Produtores: Shintaro Yoshitake, Mirai Yuki, Hiroshi Kamei (Mainichi Broadcasting), Shinya Sato, Yohei Kondo, Riko Ishihara, Akio Fukui, Mariko Ashikawa. Tomoki Toyoda

Realização: AI Illusion Electronic Production Committee (Nikkatsu, Mainichi Broadcasting System, Akita Shoten, Hero Garage, Bit Grooove promotion)


ELENCO


Dr. Hikaru Sudo: Takeo Ootsuka

Risa Higuchi: Yume Miyamoto

Kaoru: Natsumi Takamori

Dra. Jay: Mutsuki Iwanaka

Leon Miyoshi: Hibiku Yamamura

MICHI: Yuka Terasaki

 

>>> Caso você realmente goste do trabalho realizado neste site (e ao longo de toda a carreira do autor), considere fazer uma contribuição financeira a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima.

>>> Se preferir, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com

 

::: LINKS RECOMENDADOS :::




bottom of page