Ultraman e a verdade derretida
- Ale Nagado
- há 1 dia
- 3 min de leitura
Atualizado: há 2 horas
Um persistente boato sobre a produção do primeiro Ultraman se tornou uma lenda até entre os fãs. Afinal, a máscara do herói derretia mesmo?

Série icônica do tokusatsu, a saga do primeiro Ultraman foi um divisor de águas na cultura pop japonesa e até mundial. Era uma produção cheia de pioneirismo, onde muitas ideias foram testadas. Em 1966, tudo era novo e a preocupação maior era produzir algo que fosse criativo, interessante e desafiador, tendo à frente o grande mestre dos efeitos especiais, Eiji Tsuburaya (1901~1970).
Em meio a tudo isso, não havia muita preocupação em se registrar o passo-a-passo do que estava sendo feito, nem se imaginava produzir um "making of" para as gerações posteriores ou os fãs. Com isso, muitos registros históricos foram apenas passados oralmente, outros foram sendo descobertos ao longo das décadas seguintes, juntando pedaços de depoimentos e relatos. Livros de reportagem foram lançados no Japão, muita informação foi disponibilizada em inglês para o resto do mundo e os fãs foram aos poucos tendo um panorama das produções, especialmente com as publicações e, mais recentemente, com os criadores de conteúdo. E equívocos aconteceram.
Um dos erros mais persistentes sobre o primeiro Ultraman é a ideia de que a máscara do herói usada nos primeiros episódios era feita de um material que derretia sob o calor dos pesados refletores de iluminação do estúdio. Este que vos escreve já relatou isso (ajudando involuntariamente a espalhar o erro), por ter lido em fontes americanas (nem sempre confiáveis) e por ter ouvido de colecionadores. O post do Sushi POP sobre o Ultraman, inclusive, trazia esse erro, já corrigido.

O que aconteceu na verdade é que a intenção original era que Ultraman iria falar mexendo a boca, e por isso a máscara tinha a parte do maxilar mais mole, sendo feita de látex, enquanto o resto era feito de polietileno. Isso segundo relatos do próprio ator que vestia o traje, Bin Furuya, que inclusive já falou sobre isso em visita ao Brasil durante a CCXP 2017.
Durante a filmagem da luta no rio vista no primeiro episódio, entrou água pela fenda da boca da máscara, o que fez o ator pedir que fechassem aquela parte. Aliás, devia ser muito incômodo e difícil se movimentar naquele traje.
Apesar de muitos fãs não gostarem, a máscara chamada de Type A é icônica, e foi homenageada no cinema, com os filmes Ultraman Mebius & Ultraman Brothers - Yapool Ataca! (2006) e Super-herói Ultraman: 8 Irmãos (2008).
Com frequência, criadores de conteúdo repetem esse erro sobre a tal "máscara que derretia", mas isso me faz lembrar algo que eu ouvia sobre jornalismo: o erro é muito mais visto do que a errata. Ao menos, fica aqui o registro, ainda que poucos leiam, é uma contribuição para que o registro verdadeiro seja conhecido. Agradecimento: Barão von Douglas
Deseja patrocinar este site? Fazer sugestões? Trocar uma ideia?
Envie mensagem pelo formulário de contato.
Apoio financeiro:
Também é possível doar qualquer valor para o autor, como forma de incentivo ao seu trabalho, através do PIX: nagado@gmail.com
Lista de desejos: Para quem quiser colaborar com materiais, há uma lista de desejos na Amazon.
LINKS RECOMENDADOS: