top of page
Ale Nagado

Winspector

A série que trouxe ameaças mais realistas ao mundo dos super-heróis de tokusatsu.

Biker, Fire e Highter, do Esquadrão Especial Winspector.

No ano de 1990, estreou na TV japonesa uma nova proposta de série tokusatsu, que mantinha o estilo de heróis metálicos, mas seguiria um rumo bastante diferente e ousado. Ambientada no então futuro de 1999, Winspector mostrava novos super-heróis com visual altamente tecnológico (seguindo a tendência da década anterior), mas enfrentando criminosos comuns e realizando difíceis missões de resgate. O título original é Tokkei Winspector, sendo que o termo "tokkei" é uma contração de Tokubetsu Keisatsu, ou "Polícia Especial". A produção trouxe muito da tradição japonesa de séries policiais e de espionagem.


Liderados pelo Chefe Shunsuke Massaki, o Esquadrão Especial Winspector apresentava uma equipe que trazia humanos e máquinas autônomas trabalhando lado a lado. Ainda não se falava em Inteligência Artificial.


O líder de campo é o policial Lyuma Ogawa ("Ryoma Kagawa, no original), que veste a armadura Crush Tector batizada de Fire, que lhe confere força, velocidade e grande resistência, mas por um tempo limitado de até 5 minutos, conforme a potência utilizada. Fire possui uma espada chamada Max Calibre ("MaxCalibur", no original), que futuramente poderia ser acoplada ao poderoso canhão Giga Stream ("GigaStreamer").


Lyuma se transforma em Fire dentro de seu carro exclusivo, o WinSquad, que por sua vez se converte no FireSquad, ganhando mais potência e poder de ataque.

Biker, Junko, Massaki, Lyuma e Highter.

Policial dedicado e destemido, Lyuma ainda se preocupa com sua irmã caçula Yuko, uma adolescente que já tenta cuidar de si própria sem preocupar o irmão. Eles perderam os pais muito cedo e Lyuma assumiu a responsabilidade sobre Yuko.


Nas investigações, como policial civil, Lyuma trabalha com a agente Junko Fujino, uma campeã de tiro olímpico. Ao seu lado deles, capacitados a realizar resgates e salvamentos complexos, estão dois robôs criados especialmente para a força policial.


Biker ("Bickle", no original) é o robô de corpo amarelo e cinza. Em seu tórax, uma roda que lhe permite, ao deitar no chão, atingir até 100 km/h. O bem humorado robô ainda possui uma moto exclusiva, a Winchaser. Seu parceiro de cor verde, é Highter que possui um equipamento de voo que pode ser acoplado às costas, e consegue atingir 750 km/h. Os três heróis blindados utilizam como arma padrão pistolas de raios chamadas de Deitrick M-2, além de diversos outros equipamentos.


A equipe Winspector tem o apoio da agente especial Hissae Koyama, que é filha de um falecido amigo do Chefe Massaki. Hissae trabalha em um café e precisa cuidar de seu irmão caçula, o pequeno Minoru, que tem amizade com Yuko Ogawa. Mas quando é acionada, Hissae age como investigadora da Winspector. Outro membro de apoio é o mecânico de robôs Shinichi Nonoyama, responsável pela manutenção de Biker, Higher, e do arsenal do grupo. O robô portátil Demitaz e o super computador central Madocks oferecem um reforço a mais no planejamento e execução das cuidadosas ações da equipe.

Cartaz da época, anunciando a estreia da série.

A série começa com o sequestro de um bebê pelo androide R24, criação de um cientista chamado Professor Kuroda, interessado em levar sofrimento a um antigo rival que o superou no passado. Ao longo das missões, eles enfrentam terroristas, assaltantes, o crime organizado e cientistas malignos. Em uma das missões mais impactantes, eles confrontam um robô similar aos de Winspector, o poderoso Brian. Na maioria dos casos, os heróis conhecem dramas humanos, crises familiares e ressentimentos entre pessoas comuns, que desembocam em situações perigosas que exigem a ação dos policiais.


Winspector foi bastante diferenciado em termos de roteiro, com um bom êxito perante o público. Como era uma proposta mais realista, faltou a estrutura de um orçamento maior para dar mais verossimilhança ao enredo, mas o público infantil aprovou a nova abordagem.


A produção trouxe diversos atores conhecidos no meio tokusatsu para participações especiais, como Susumu Kurobe (o Hayata de Ultraman/ eps. 1, 48 e 49), Masanari Nihei (o Ide/Ito de Ultraman/ ep. 8), além de Takumi Tsutsui (o Toha de Jiraiya/ ep. 20), Atsuko Takahata (a bruxa Kilza de Jaspion/ ep. 27) e Makoto Sumikawa (a Diana de Spielvan/ ep. 37), entre outros. Na trilha sonora, assinada por Seiji Yokoyama, alguns temas que ele havia criado para Metalder foram reaproveitados pela Toei. O elegante design do trio de heróis metálicos foi assinado por Katsushi Murakami e sua equipe de desenvolvimento de brinquedos da BANDAI.

Mami Nakanishi como Junko, policial de Winspector.

Ao final da série, que fecha com a revanche do enlouquecido Prof. Kuroda, a equipe Winspector ganha reconhecimento internacional e Fire, Junko, Highter e Biker são transferidos para a França, para trabalhar em uma divisão da Interpol. A fim de não deixar o Japão desprotegido, o Chefe Massaki resolve se empenhar na criação de uma nova equipe, com o interesse de não salvar apenas vidas, mas também a alma das pessoas amarguradas e corrompidas.


Para suceder Winspector, surge então a equipe Solbrain, que iria estrelar uma nova série de TV em 1991 e que também foi exibida no Brasil. Winspector deu um novo rumo aos chamados Metal Heroes, e acabou gerando uma trilogia chamada Rescue Police, pois após Solbrain, veio a equipe Exceedraft, em 1992. Cada equipe teve uma formação bastante diferente da anterior, o que permitiu que muitas ideias fossem exploradas, com resultados variados.


No Brasil, a série foi lançada na TV Manchete em 1994, junto com Patrine, com distribuição da Tikara Filmes, antiga Everest Vídeo. A dublagem alterou vários nomes, conforme pode ser visto na ficha de elenco.


Em 2018, o projeto de filmes Space Squad chegou a anunciar o retorno de Fire para auxiliar a equipe liderada pelo Gavan Type G. Infelizmente, o Space Squad ficou só na promessa e o projeto foi abandonado pela Toei Company após 3 filmes.


Até hoje, Winspector segue como uma das produções japonesas mais queridas do público brasileiro. Em julho de 2024, o ator principal Masaru Yamashita pôde conferir esse carinho quando veio ao Brasil para o festival Anime Friends. Inovadora em seu tempo, Winspector foi uma série tokusatsu mais focada no drama do que em batalhas, com ênfase no roteiro, trazendo ainda um belo design e personagens carismáticos. Conseguiu aliar o necessário potencial para vender brinquedos com um bom conteúdo e mensagens de coragem e justiça para o público.


::: VÍDEOS SELECIONADOS :::


[ 1 ] Tema de abertura em nova gravação: "Tokkei Winspector" Letra: Keisuke Yamakawa/ Música: Kisaburou Suzuki/ Arranjo original: Tatsumi Yano Intérpretes: Takayuki Miyauchi, Hideaki Takatori & ZETKI ~ feat. Masaru Yamashita


  • Vídeo do canal de Hideaki Takatori e sua banda ZETKI. Mesmo com todos os problemas de saúde que teve em tempos recentes, o cantor original de Winspector, Takayuki Miyauchi se mantém em atividade. No final, o próprio Fire se junta aos músicos para soltar a voz.


[ 2 ] Celebrando os 30 anos de estreia da série no Brasil:


  • Em outubro passado, o Canal Túnel do Tempo TV apresentou um especial sobre Winspector. Se ainda não viu, confira, pois é repleto de informações.



::: FICHA TÉCNICA :::


Esquadrão Especial Winspector Título original: Tokkei Winspector ~ 特警ウインスペクター Título internacional: Special Rescue Police Winspector Estreia no Japão: 04/02/1990 (TV Asahi) Total: 49 episódios Emissora no Brasil: TV Manchete


EQUIPE DE PRODUÇÃO

Criação: Saburo Yatsude

Roteiro: Noboru Sugimura, Junichi Miyashita, Susumu Takaku, Nobuo Ogizawa, Kunio Fujii, Kyoko Sagiyama, Takashi Yamada, Kenichi Araki, Takahiko Masuda, Yoshichika Shindo Design mecânico (armaduras, armas): Katsushi Murakami e equipe (BANDAI)

Design de personagens: Keita Amemiya, com Tamotsu Shinohara e Jun Ito

Arte: Hiroshi Butsuda Diretores de ação: Junji Yamaoka, Jun Murakami (Japan Action Club)

Trilha sonora: Seiji Yokoyama

Fotografia: Osamu Seo, Kiichi Koizumi

Diretor de efeitos especiais: Nobuo Yajima

Diretores: Shohei Tojo, Takeshi Ogasawara, Tetsuji Mitsumura, Michio Konishi, Kiyoshi Arai

Produtores: Kyozo Utsunomiya (TV Asahi), Nagafumi Hori (Toei)

Realização: TV Asahi, Toei, ASATSU


ELENCO (Nomes originais entre [ ]´s)


Lyuma Ogawa [Ryoma Kagawa] ~ Fire (voz): Masaru Yamashita

Junko Fujino: Mami Nakanishi

Shunsuke Massaki: Hiroshi Miyauchi

Hissae [Hisako] Koyama: Sachiko Oguri

Shinichi Nonoyama: Masaru Obayashi

Yuko Ogawa [Yuko Kagawa]: Yura Hoshikawa

Minoru [Ryota] Koyama: Ryo Yamamoto

Fire (suit actors): Kazutoshi Yokoyama, Hiroyuki Nonaka

Biker [Bikel] (suit actors): Noriaki Kaneda, Toshiyuki Kikuchi

Biker (voz): Kaoru Shinoda

Higher [Walter] (suit actor): Tokio Iwata

Highter (voz): Seiichi Hirai Rokkaku Toragoro: Shinichi Sato Prof. Onikichi Kuroda: Susumu Kurobe Androide R24: Daigaku Sekine

Madocks (voz): Kazuhiko Kishino

Demitaz [Demitasse] (voz): Issei Futamata

Narrador: Issei Masamune




Deseja patrocinar este site? Envie mensagem pelo formulário de contato.


Também é possível doar qualquer valor para o autor, como forma de incentivo ao seu trabalho, através do PIX: nagado@gmail.com 


LINKS RECOMENDADOS:

Canal Túnel do Tempo TV

bottom of page