O detetive sobrenatural que não conheceu o outro mundo por querer.
Por Rodrigo de Goes [*]
Paralelo à Terra, existe o Mundo das Trevas, uma dimensão habitada por terríveis demônios que costumam invadir nosso mundo. Contrário ao Mundo das Trevas, está o Mundo Espiritual. Koemma, seu administrador, costuma recrutar humanos para enfrentarem os demônios invasores. Essas pessoas são conhecidas como Detetives Sobrenaturais.
Após dar a vida para salvar uma criança de um atropelamento, o jovem Yusuke Urameshi é enviado ao Mundo Espiritual. Lá encontra Koemma, que o nomeia Detetive Sobrenatural. Assim, Yusuke é ressuscitado e aprende a emitir o super poderoso raio Leigan.
A partir daí, ele parte para grandes batalhas ao lado de seus três companheiros: o valentão Kazuma Kuwabara, que controla a espada espiritual; o cerebral Kurama, reencarnação humana de um poderoso demônio e o implacável Hiei, um cruel assassino do Mundo das Trevas.
Paralelamente, Yusuke ainda é treinado pela grande mestra Genkai, que o escolhe para ser o herdeiro da doutrina secreta Leikouhadouken.
A história de Yu Yu Hakusho divide-se em 4 arcos narrativos:
No primeiro, Yusuke conhece seus amigos e sua mestra Genkai, derrota os demônios Lando e Suzaku e detona o castelo Tarukani. No segundo, o melhor da série, Yusuke e seus amigos formam uma equipe para disputar um grande torneio de artes marciais, o torneio das trevas, com destaque para a luta final entre Yusuke e seu arquiinimigo Toguro. No terceiro, Yusuke enfrenta Shinobu Sensui, um ex-detetive sobrenatural que pretende abrir um portal entre o mundo das trevas e a Terra. No quarto, Yusuke vai ao mundo das trevas em busca de sua origem e acaba organizando um torneio cujo prêmio é o trono daquela dimensão.
CURIOSIDADES:
* Escrita e desenhada por Yoshihiro Togashi, a série em mangá (publicada no Brasil pela Editora JBC) Yu Yu Hakusho apareceu pela primeira vez em 1990, nas páginas da revista Shonen Jump. Compilada, a saga rendeu 18 volumes. * Criador de grandes sucessos, Togashi é casado com Naoko Takeuchi (atualmente, Naoko Togashi), criadora de Sailor Moon.
* Além da série de TV, existem mais obras com histórias originais: Em Yu Yu Hakusho – The Movie (1993), longa-metragem para cinema, os demônios de uma dimensão conhecida como Meikai pretendem abrir um portal para invadir a Terra e dominá-la. Os quatro heróis partem para detê-los e Tóquio se transforma em um alucinado campo de batalha. Já em Yu Yu Hakusho – Eizo Hakusho (1994), especial para vídeo com seis episódios, os heróis precisam resgatar Koemma, que foi sequestrado pelo seu velho inimigo Koashura. [Nota: Houve mais um longa-metragem em 1995, exibido no Cartoon Network em 2006, e dois curtas para vídeo em 2018.] * Depois de Yu Yu Hakusho, Yoshihiro Togashi ainda emplacou o sucesso Hunter x Hunter.
SAIBA MAIS:
Yu Yu Hakusho teve uma marcante dublagem brasileira, que usou e abusou de gírias e termos regionais (como "Rapadura é doce, mas não é mole!"), com um resultado divertido e que teve grande aceitação entre os fãs. Confira:
::: FICHA TÉCNICA :::
YU YU HAKUSHO ~ 幽☆遊☆白書 Título nos EUA: Yu Yu Hakusho - Ghost Files
Estreia no Japão: 10/ 10/ 1992 (TV Fuji) Total de episódios: 112 Emissoras no Brasil: TV Manchete, Rede TV!, Cartoon Network, Rede TV, Rede 21 e PlayTV EQUIPE DE PRODUÇÃO Criação: Yoshihiro Togashi Composição: Shikichi Ohashi
Planejamento: Minoru Ohno (Yomiuri Advertising) Roteiro: Yukiyoshi Oohara, Sukehiro Tomita, Katsuyuki Sumisawa e Hiroshi Hashimoto
Design de personagens: Minoru Yamazawa (episódios 1-19), Mari Kitayama, Masaya Onishi (episódios 20-112) Story-boards: Noriyuki Abe, Kazunori Mizuno, Takeshi Mori e outros.
Trilha sonora: Yusuke Homma
Direção geral: Noriyuki Abe
Gerente de produção: Hiroyuki Fujiwara, Tsuneji Tanaka, Takashi Sato, Naohiko Matsuzawa e Shigehito Takayanagi
Produção: Fuji TV, Yomiuri Advertising, Studio Pierrot Co., Ltd.
Produtores: Kenji Shimizu, Koji Kaneda (Fuji TV), Kyotaro Kimura (Yomiuri Advertising), Ken Hagino (Studio Pierrot) Realização: Studio Pierrot Versão brasileira: Audio News
ELENCO (vozes originais)
Yusuke Urameshi: Nozomi Sasaki
Kazuma Kuwabara: Shigeru Chiba
Kurama/Shuichi Minamino: Megumi Ogata
Hiei: Nobuyuki Hiyama
Koenma: Mayumi Tanaka
Botan: Miyuki Sanae
Keiko Yukimura: Yuri Amano
Yukina: Yuri Shiratori
Genkai: Naoko Kyoda, Megumi Hayashibara (jovem)
[*] Texto publicado originalmente em 2001, no extinto portal Nihonsite, como parte de uma lista de referências sobre séries japonesas. O autor do texto, Rodrigo de Goes (1967~2018) foi um talentoso roteirista de quadrinhos, articulista e escritor. E um grande amigo.
::: CLÁSSICOS NA TV :::